O seu chá pode conter milhões de microplásticos (e já se sabe porquê)

Recentemente, vários fabricantes de chá substituíram os seus sacos de chá de papel por plásticos ou “seda”. Os sacos de plástico, além de serem maus para o ambiente, estão a libertar milhares de milhões de microplásticos na sua caneca.

De acordo com um estudo publicado este mês na revista especializada Environmental Science & Technology, investigadores da Universidade McGill, em Montreal, embeberam quatro saquinhos de chá de plástico disponíveis comercialmente – sem o chá dentro – em água aquecida a 95ºC.

Recorrendo a microscópios eletrónicos para analisar o conteúdo da água e dos saquinhos de chá, concluíram que uma média de 11,6 mil milhões de partículas microplásticas e 3,1 mil milhões de partículas nanoplásticas se tinham libertado de cada saco, permanecendo na água.

Os saquinhos de chá costumam ter a marca de “seda”, embora sejam realmente feitos de nylon e tereftalato de polietileno (PET), uma forma de plástico encontrada em garrafas de água. Mesmo que os saquinhos de chá não sejam explicitamente listados como plásticos, alguns fabricantes também usarão pequenas quantidades de plástico para reforçar os seus sacos de fibra de papel.

Os investigadores deste projeto acreditam que os saquinhos de chá libertam tantos microplásticos porque o PET é aquecido próximo do ponto de ebulição, de acordo com o IFLScience.

Na segunda parte deste estudo, os investigadores expuseram pulgas de água (Daphnia magna) a água que continha concentrações variadas de microplásticos. Enquanto os animais não morriam, apresentavam, porém, algumas anomalias anatómicas e comportamentais que poderiam sugerir que os microplásticos estavam a ter um efeito tóxico neles.

Os efeitos potenciais sobre a saúde humana ainda não são conhecidos. A Organização Mundial da Saúde concluiu recentemente que os microplásticos na água potável provavelmente não irão prejudicar o nosso corpo.

“Até ao momento, os efeitos na saúde de consumir micro e nanoplásticos para seres humanos ainda são desconhecidos, enquanto os efeitos subletais observados no presente estudo e noutros animais emitem um alerta precoce sobre o risco ambiental e possível risco à saúde humana ”, concluem os cientistas.

“Uma das principais vias potenciais de exposição humana dos micro e nanoplásticos é provavelmente a ingestão e a captação de partículas pode ocorrer no trato digestivo. Uma vez dentro do trato digestivo, pode ocorrer captação celular e translocação subcelular ou localização das partículas ingeridas. ”

Os microplásticos estão em toda parte – da água da chuva da América à neve do Ártico – e, provavelmente, há alguns no seu sistema digestivo neste momento, mesmo que você não beba chá. Um estudo do início deste ano descobriu que o americano comum consome mais de 74 mil partículas de microplástico por ano. Outra investigação recente mostrou que a maioria de nós tem microplásticos nas nossas fezes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …