O seu chá pode conter milhões de microplásticos (e já se sabe porquê)

Recentemente, vários fabricantes de chá substituíram os seus sacos de chá de papel por plásticos ou “seda”. Os sacos de plástico, além de serem maus para o ambiente, estão a libertar milhares de milhões de microplásticos na sua caneca.

De acordo com um estudo publicado este mês na revista especializada Environmental Science & Technology, investigadores da Universidade McGill, em Montreal, embeberam quatro saquinhos de chá de plástico disponíveis comercialmente – sem o chá dentro – em água aquecida a 95ºC.

Recorrendo a microscópios eletrónicos para analisar o conteúdo da água e dos saquinhos de chá, concluíram que uma média de 11,6 mil milhões de partículas microplásticas e 3,1 mil milhões de partículas nanoplásticas se tinham libertado de cada saco, permanecendo na água.

Os saquinhos de chá costumam ter a marca de “seda”, embora sejam realmente feitos de nylon e tereftalato de polietileno (PET), uma forma de plástico encontrada em garrafas de água. Mesmo que os saquinhos de chá não sejam explicitamente listados como plásticos, alguns fabricantes também usarão pequenas quantidades de plástico para reforçar os seus sacos de fibra de papel.

Os investigadores deste projeto acreditam que os saquinhos de chá libertam tantos microplásticos porque o PET é aquecido próximo do ponto de ebulição, de acordo com o IFLScience.

Na segunda parte deste estudo, os investigadores expuseram pulgas de água (Daphnia magna) a água que continha concentrações variadas de microplásticos. Enquanto os animais não morriam, apresentavam, porém, algumas anomalias anatómicas e comportamentais que poderiam sugerir que os microplásticos estavam a ter um efeito tóxico neles.

Os efeitos potenciais sobre a saúde humana ainda não são conhecidos. A Organização Mundial da Saúde concluiu recentemente que os microplásticos na água potável provavelmente não irão prejudicar o nosso corpo.

“Até ao momento, os efeitos na saúde de consumir micro e nanoplásticos para seres humanos ainda são desconhecidos, enquanto os efeitos subletais observados no presente estudo e noutros animais emitem um alerta precoce sobre o risco ambiental e possível risco à saúde humana ”, concluem os cientistas.

“Uma das principais vias potenciais de exposição humana dos micro e nanoplásticos é provavelmente a ingestão e a captação de partículas pode ocorrer no trato digestivo. Uma vez dentro do trato digestivo, pode ocorrer captação celular e translocação subcelular ou localização das partículas ingeridas. ”

Os microplásticos estão em toda parte – da água da chuva da América à neve do Ártico – e, provavelmente, há alguns no seu sistema digestivo neste momento, mesmo que você não beba chá. Um estudo do início deste ano descobriu que o americano comum consome mais de 74 mil partículas de microplástico por ano. Outra investigação recente mostrou que a maioria de nós tem microplásticos nas nossas fezes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …