Um truque simples pode reduzir o medo das agulhas nas crianças

Sanofi Pasteur / Flickr

O uso de um videojogo onde as crianças dão injeções a animais pode ajudar a reduzir o medo das agulhas.

Um estudo recente publicado na JMIR Serious Games investigou a eficácia de um jogo móvel chamado “Dr. Zoo” na redução do medo de agulhas de injeção em crianças entre 3 e 6 anos.

O estudo, liderado por Pat Healy e sua equipa, descobriu que crianças que jogaram o jogo, no qual administram injeções a animais de desenho animado, mostraram uma notável redução no seu medo de agulhas.

A fobia de agulhas, ou tripanofobia, afeta aproximadamente 19% das crianças no grupo etário de 4 a 6 anos. Este medo muitas vezes decorre da antecipação da dor, experiências negativas anteriores, observar as reações de outros, ou falta de compreensão sobre procedimentos médicos.

Se não for abordado, este medo pode persistir na idade adulta, levando à evitação de procedimentos médicos importantes, como vacinações e análises de sangue, e potencialmente colocando a saúde em risco.

Os métodos tradicionais para combater a fobia de agulhas incluem técnicas amigáveis para crianças, distrações, reforço positivo e terapias comportamentais cognitivas para adultos. Estratégias recentes incorporaram jogos de realidade virtual para distrair os pacientes durante as injeções, explica o Psy Post.

O estudo de Healy visava determinar se um jogo onde as crianças administram virtualmente injeções poderia mudar suas percepções e reduzir o medo. O jogo, “Dr. Zoo”, projetado para dispositivos móveis e criado usando Unity para plataformas Android e iOS, apresenta capítulos onde os jogadores ajudam animais com vários problemas, concluindo com uma injeção. A versão do estudo compreendia quatro capítulos.

A pesquisa envolveu 36 crianças e 30 pais, com as crianças a ter consultas médicas iminentes que envolviam agulhas. Os pais foram instruídos a fazer download o “Dr. Zoo” e fazer com que seus filhos jogassem todos os quatro capítulos diariamente por cinco dias antes da consulta.

Os pais avaliaram o nível de medo de seus filhos usando a Escala de Medo Infantil após cada sessão de jogo, e os investigadores conduziram entrevistas de saída pós-consulta.

Os resultados mostraram que os pais observaram uma redução significativa no medo de agulhas nos seus filhos em comparação com experiências passadas. Embora as avaliações iniciais e finais da escala de medo não tenham diferido significativamente, dados qualitativos indicaram que 26 das 35 crianças exibiram redução do medo de agulhas nas suas consultas médicas. A extensão da redução do medo variou, com algumas crianças ainda mostrando medo durante a injeção real.

O estudo concluiu que o “Dr. Zoo” foi bem recebido, fácil de usar e potencialmente eficaz na redução do medo de agulhas em crianças.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.