Psicólogos revelam truque para estabelecer contacto com gatos

Uma equipa de psicólogos determinou que cerrar os olhos e fazê-los piscar lentamente ajuda a estabelecer contacto com os gatos. Os especialistas indicam que esta ação equivale a um sorriso para os felinos.

De acordo com o site estatal russo RT, os investigadores das Universidades de Sussex e de Portsmouth, no Reino Unido, levaram a cabo dois experimentos. No primeiro, cujos resultados foram publicados, a 5 de outubro, na revista científica Scientific Reports, participaram 21 gatos e os seus donos.

A equipa mostrou aos participantes como cerrar os olhos e fazê-los piscar lentamente e, de seguida, foi-lhes pedido que aplicassem esta técnica a cerca de um metro de distância dos animais.



Os psicólogos observaram que esta ação aumentava a probabilidade de um gato responder a um humano da mesma forma, em comparação com quando não interagiam de forma alguma.

Entretanto, 24 gatos participaram no segundo experimento, no qual os donos dos felinos foram substituídos pelos investigadores. Os psicólogos determinaram que a mesma ação os ajudava a estabelecer contacto com estes animais: aumentava a possibilidade de estes responderem da mesma forma e de se aproximarem deles.

Tasmin Humphrey, uma das autoras do estudo, destacou que “compreender as formas positivas nas quais gatos e humanos interagem pode melhorar a compreensão pública dos gatos, melhorar o bem-estar felino e dizer-nos mais sobre as habilidades sociocognitivas desta espécie pouco estudada”.

“Como alguém que estudou o comportamento animal e é dona de um gato, é ótimo ser capaz de mostrar que gatos e humanos podem comunicar desta forma. É algo que muitos donos de gatos já suspeitavam, logo, é emocionante ter encontrado evidências disso”, afirma, por sua vez, a psicóloga Karen McComb, outra das autoras do artigo, citada pelo site HypeScience.

É difícil entender porque é que os gatos piscam lentamente os olhos para os humanos dessa maneira. Tem sido interpretado como um meio de sinalizar intenções benignas, uma vez que estes felinos interpretam o olhar fixo como ameaçador. Mas também é possível que tenham desenvolvido esta expressão, uma vez que os humanos respondem positivamente a ela.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …

Salário milionário e verba de 18 milhões. Matheus Nunes perto de rumar ao Everton

Matheus Nunes está muito perto de se transferir para o Everton, segundo relatos da imprensa nacional. O luso-brasileiro pode render 18 milhões de euros ao Sporting. O interesse do Everton em Matheus Nunes não é de …

"O regresso do Super-Homem". Buffon está de volta ao Parma

O guarda-redes italiano, de 43 anos, vai voltar ao clube onde fez toda a sua formação, até sair para a Juventus. "Ele está de volta onde pertence. Ele está de volta a casa". Foi assim o …

Intervalo da segunda toma da vacina da Astrazeneca reduzido para 8 semanas

O intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2, segundo …

Dezasseis anos depois, Sergio Ramos vai deixar o Real Madrid

O Real Madrid confirmou, esta quarta-feira, que Sergio Ramos vai abandonar o clube, depois de 16 temporadas com a camisola merengue. "O Real Madrid comunica que amanhã, quinta-feira, 17 de Junho, às 11h30 portuguesas, terá lugar …