Biden trama Kamala. Trump “vira bico ao prego” e sai beneficiado à custa do lixo

1

Jeffery Phelps / EPA

Joe Biden complicou a campanha de Kamala Harris, depois de ter dito que “lixo é quem apoia Trump”. A candidata democrata já se demarcou desta posição e a Casa Branca garante ter-se tratado de um mal-entendido. Quem se ri com isto tudo é Donald Trump.

O “lixo” está a ser o grande protagonista campanha eleitoral nos EUA.

Tudo começou, no último domingo, com uma piada do comediante Tony Hinchcliffe no comício de Donald Trump, em Nova Iorque, em que disse que Porto Rico era uma ilha de lixo a flutuar no meio do Oceano.

Num debate já incendiado nas redes sociais e meios de comunicação, o próprio Presidente Joe Biden lançar mais “achas na fogueira”, ao dizer que “lixo” é quem apoia Trump.

“O único lixo que vejo a circular por aí são os seus apoiantes. A sua diabolização dos latinos é injusta e antiamericana. É totalmente contrário a tudo o que fizemos, a tudo o que fomos”, disse Biden numa conferência organizada pelo grupo de defesa hispânico Voto Latino.

Estas palavras do Presidente geraram uma grande onda de indignação nos EUA, que parece estar a beneficiar Trump.

A candidata Kamala Harris veio, entretanto, demarcar-se destas declarações do Presidente, recusando criticas ou ofensas com base naquilo em que as pessoas votam.

Joe Biden veio depois retratar-se, argumentando que aquele comentário se referia “à retórica odiosa” do comício.

“Referi-me à retórica odiosa sobre Porto Rico proferida pelo apoiante de Trump no seu comício no Madison Square Garden como lixo – que é a única palavra que me ocorre para a descrever. A sua demonização dos latinos é inconcebível. Era só isso que eu queria dizer. Os comentários nesse comício não refletem o que somos como nação”, justificou, numa publicação no X.

Mas Trump aproveitou bem a “deixa” do Presidente tem-se baseado nisso para atacar a campanha democrata.

“O Joe disse finalmente o que realmente pensa dos nossos seguidores. Chamou-lhes lixo. E pensa-o embora, sem dúvida, os meus seguidores sejam de qualidade muito superior aos do corrupto Joe ou da mentirosa Kamala” (…) Sabem a verdade? Eles trataram todo o nosso país como lixo, de propósito ou não, porque são pessoas extremamente incompetentes”, disse Trump, num comício em Rocky Mount, na Carolina do Norte, esta quarta-feira.

Para apimentar a polémica o candidato republicano fez, esta quarta-feira, campanha vestido de “lixeiro”.

“Não pode liderar os EUA quem não ama os americanos. Não pode ser presidente dos EUA quem odeia o posso norte-americano”, escreveu no X.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.