Trump vai regressar às redes sociais (mas não às que conhecemos)

Oliver Contreras / EPA

O Presidente dos EUA, Donald J. Trump

Donald Trump, antigo Presidente dos Estados Unidos, vai regressar às redes sociais com a “sua própria plataforma” daqui a “dois ou três meses”.

Meses depois de o ex-Presidente norte-americano ter sido banido do Twitter por incitar a invasão ao Capitólio, um conselheiro revelou, este domingo, que Donald Trump deverá voltar numa plataforma própria que está a desenvolver, daqui a “dois ou três meses”.

A informação foi avançada, segundo o The Guardian, por Jason Miller numa entrevista no Media Buzz, da Fox News. O conselheiro revelou que a plataforma vai “redefinir completamente o jogo” e atrair milhões de utilizadores.

Questionado se Trump iria criar a plataforma sozinho ou com uma empresa, Miller disse: “Não posso adiantar muito mais, mas posso dizer que será grande”. De acordo com o conselheiro, estão a decorrer várias reuniões em Mar-a-Lago, a residência do empresário republicano milionário na Florida.

“Não há apenas uma empresa que contactou o Presidente, há várias”, acrescentou.

Mesmo antes da invasão ao Capitólio, a 6 de janeiro, vários conservadores que apoiam Trump alegaram que as próprias redes sociais contribuíram para a sua derrota e que o limitavam. Depois do ataque, Trump foi também suspenso no Facebook e Instagram.

No dia 13 de fevereiro, o antigo Presidente foi absolvido da acusação de “incitamento à insurreição” no julgamento de impeachment. Depois de um julgamento de seis dias, o Senado votou 57 a favor e 43 contra sobre se Trump era culpado de incitar uma insurreição. Sete republicanos juntaram-se aos democratas na votação para o condenar.

No entanto, Trump só seria condenado se dois terços dos senadores – 67 dos 100 – votassem nesse sentido – o que não aconteceu.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …