O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, admitiu na quarta-feira o envio de duas mil tropas para a Polónia destacadas de outras regiões da Europa, durante um encontro na Casa Branca com o homólogo polaco Andrzej Duda.
Segundo noticiou o Expresso, citando a agência Lusa, Donald Trump explicou que os soldados seriam deslocados desde a Alemanha, mas precisou que a decisão não é “final”.
Responsáveis oficiais norte-americanos citados pela Associated Press referiram que Donald Trump poderá anunciar o envio para a Polónia de pelo menos mil militares e um esquadrão de ‘drones’ [aparelhos aéreos não tripulados] Reaper, como contribuição para a sua auto-defesa devido ao um eventual incremento da atividade militar da Rússia.
Os líderes polacos têm vindo a insistir desde há meses por um reforço militar aliado, e pretendem a instalação de uma base militar permanente dos EUA que deverá ser designada “Forte Trump”.
Em paralelo, o líder da Casa Branca disse que a Polónia, membro da NATO desde 1999, encomendou 30 aviões de combate norte-americanos F-35.