Trump recebido na Arábia Saudita com honras militares pelo rei Salman

Saudi Press Agency / EPA

-

O Presidente norte-americano chegou, este sábado, a Riade para a sua primeira visita ao estrangeiro, tendo sido recebido pelo rei da Arábia Saudita durante uma elaborada cerimónia de boas vindas, com honras militares.

Donald Trump é o primeiro Presidente norte-americano a escolher um país maioritariamente muçulmano para a sua primeira visita internacional , uma escolha que pretende mostrar respeito pela região, depois de meses de uma dura campanha de retórica anti-muçulmana.

O casal Donald e Melania foi recebido com um aperto de mão pelo rei Salman, de 81 anos, que usou uma bengala de apoio e foi levado até aos degraus do avião num carrinho de golfe, relata a agência noticiosa AP.

Os dois líderes trocaram cumprimentos amistosos e o Presidente do Estados Unidos disse que era “uma grande honra” estar na Arábia Saudita, antes de vários jatos sobrevoarem o local, deixando um rasto vermelho, branco e azul no céu.

Melania Trump usava um fato preto com cinto dourado e não cobriu a cabeça, de acordo com o costume de dignitários estrangeiros que visitam a Arábia Saudita.

Trump e o rei Salman falaram através de um intérprete dentro do terminal do aeroporto. De seguida, o Presidente norte-americano foi para o seu hotel durante algumas horas, antes de um dia de reuniões.

Os dirigentes sauditas esperam uma abordagem diferente à situação na região, após o ex-Presidente Barack Obama ter recusado envolver o seu país na guerra contra o regime sírio de Bashar al-Assad e promovido uma aproximação ao Irão, o principal rival de Riade.

No decurso desta visita de Trump, a Arábia Saudita deverá concluir uma série de acordos com os EUA sobre vendas de armamento avaliados em mais de 100 mil milhões de dólares (89,8 mil milhões de euros), confirmando a sua segunda posição de país mais bem armado do Médio Oriente depois de Israel.

As exportações dos EUA para este país do Golfo elevaram-se a 18 mil milhões de dólares (16,1 mil milhões de euros) em 2016, e as suas importações do reino a 17 mil milhões (15,2 mil milhões de euros).

No seu primeiro périplo internacional, Trump desloca-se ainda a Israel, ao Vaticano, e estará presente nas cimeiras da NATO em Bruxelas e do G7 na Sicília, Itália.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.