Trump pode ser detido a qualquer momento. Polícia prepara-se para protestos

1

Chris Kleponis / EPA

Donald Trump

As autoridades de várias cidades norte-americanas estão a reforçar os níveis de alerta esta terça-feira, perante a hipótese de o ex-Presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump ser detido no âmbito do caso de pagamentos para silenciar a atriz porno Stormy Daniels.

De acordo com a CBS News, os agentes nova-iorquinos têm ordens para usar farda completa nesta terça-feira e, na Florida, apoiantes de Trump querem que se crie um “fosso patriótico” à volta da residência de Mar-a-Lago, onde estará Trump.

Segundo a mesma fonte, está a registar-se um “aumento significativo” das ameaças online. As autoridades receiam que extremistas tentem reproduzir a violência da invasão do Capitólio, a 06 de janeiro de 2021. Não existem ameaças diretas, mas a polícia está a monitorizar as que são consideradas credíveis.

Barricadas estão a ser montadas à volta de um tribunal em Manhattan para precaver reações mais violentas ao que pode ser a primeira vez que um ex-Presidente dos EUA seria detido no âmbito de um processo criminal, relatou a agência Reuters.

Alguns dos apoiantes de Trump, ligados ao movimento MAGA (Make America Great Again), estão a escrever que a detenção poderá levar a uma “Guerra Civil 2.0” e alguns defendem que se recorra a uma infraestrutura reminiscente da Idade Média.

O advogado de defesa, Joe Tacopina, indicou que Trump irá colaborar com as autoridades e entregar-se, caso venha a ser emitido um mandado. “Não haverá qualquer confronto em Mar-a-Lago entre o Serviço Secreto [que continua a proteger Trump, como ex-Presidente] e a Procuradoria-Geral de Manhattan”, garantiu.

“Protestem, vamos recuperar o controlo da nossa nação!”, apelou Trump, que avançou no sábado a possibilidade de ser detido esta terça-feira.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.