/

Trump “podia dar um tiro a alguém na 5ª Avenida” e não perdia votos

1

 O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump disse este sábado que os seus eleitores são tão leais que ele poderia “dar um tiro em alguém” na Quinta Avenida de Nova York e, mesmo assim, não perderia votos.

“Tenho os eleitores mais leais. Alguma vez viram algo assim? Eu podia parar a meio da Quinta Avenida, disparar contra uma pessoa e não perderia eleitores”, disse Trump, durante um comício da sua campanha no Iowa, Estado que será o primeiro a votar nas eleições primárias do partido.

O empresário, que segundo as sondagens lidera as intenções de voto republicanas no Iowa e no resto do país, fez as declarações um dia depois de a influente revista conservadora National Review ter publicado uma edição especial considerada como um autêntico manifesto contra sua candidatura.

Intitulada Against Trump, a edição contém 22 artigos de importantes figuras conservadoras de várias tendências, que concordam em considerar o empresário como um candidato devastador para o Partido Republicano e para o país.

Trump, fiel ao seu estilo, ironizou os comentários da revista pelo Twitter, considerando que poucas pessoas lêem a revista e que a mesma teria pouca influência entre o público em geral.

Várias das personalidades conservadoras que criticaram Trump decidiram apoiar o principal rival do magnata, Ted Cruz, senador pelo Texas.

Trump lidera as sondagens no Iowa, com 28,7%, mas Cruz está muito perto, com 26,2%, e chegou mesmo a superá-lo recentemente.

O pré-candidato voltou a questionar a legitimidade de Cruz para ser presidente, pelo facto de ter nascido no Canadá, e que tal “poderia ser perigoso pra os republicanos”, porque os democratas levariam o caso para os tribunais.

Cruz, que subiu nas sondagens no último mês e se tornou o principal rival de Trump, nasceu em Calgary, no Canadá, filho de pai cubano e mãe norte-americana.

A Constituição dos EUA determina que, para ser candidato à presidência, o candidato deve ser “cidadão americana por nascimento”. Esta cláusula é interpretada como incluindo todos os cidadãos americanos, independentemente do local onde nasceram.

Dessa forma, Cruz pode concorrer à Casa Branca por ter mãe norte-americana, mesmo tendo nascido no Canadá.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.