Trump “podia dar um tiro a alguém na 5ª Avenida” e não perdia votos

 O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump disse este sábado que os seus eleitores são tão leais que ele poderia “dar um tiro em alguém” na Quinta Avenida de Nova York e, mesmo assim, não perderia votos.

“Tenho os eleitores mais leais. Alguma vez viram algo assim? Eu podia parar a meio da Quinta Avenida, disparar contra uma pessoa e não perderia eleitores”, disse Trump, durante um comício da sua campanha no Iowa, Estado que será o primeiro a votar nas eleições primárias do partido.

O empresário, que segundo as sondagens lidera as intenções de voto republicanas no Iowa e no resto do país, fez as declarações um dia depois de a influente revista conservadora National Review ter publicado uma edição especial considerada como um autêntico manifesto contra sua candidatura.

Intitulada Against Trump, a edição contém 22 artigos de importantes figuras conservadoras de várias tendências, que concordam em considerar o empresário como um candidato devastador para o Partido Republicano e para o país.

Trump, fiel ao seu estilo, ironizou os comentários da revista pelo Twitter, considerando que poucas pessoas lêem a revista e que a mesma teria pouca influência entre o público em geral.

Várias das personalidades conservadoras que criticaram Trump decidiram apoiar o principal rival do magnata, Ted Cruz, senador pelo Texas.

Trump lidera as sondagens no Iowa, com 28,7%, mas Cruz está muito perto, com 26,2%, e chegou mesmo a superá-lo recentemente.

O pré-candidato voltou a questionar a legitimidade de Cruz para ser presidente, pelo facto de ter nascido no Canadá, e que tal “poderia ser perigoso pra os republicanos”, porque os democratas levariam o caso para os tribunais.

Cruz, que subiu nas sondagens no último mês e se tornou o principal rival de Trump, nasceu em Calgary, no Canadá, filho de pai cubano e mãe norte-americana.

A Constituição dos EUA determina que, para ser candidato à presidência, o candidato deve ser “cidadão americana por nascimento”. Esta cláusula é interpretada como incluindo todos os cidadãos americanos, independentemente do local onde nasceram.

Dessa forma, Cruz pode concorrer à Casa Branca por ter mãe norte-americana, mesmo tendo nascido no Canadá.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …