Donald Trump volta a indicar Pence para vice-presidente em segundo mandato

1

gageskidmore / Flickr

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse no domingo que concorrerá à reeleição no próximo ano com Mike Pence como vice-presidente.

“Estou muito feliz com o Mike Pence”, afirmou aos jornalistas, antes de embarcar no avião presidencial Air Force One, em Nova Jersey. “Penso que o Mike Pence tem sido um excelente vice-presidente. Muita gente, especialmente se considerarmos os evangélicos e tantos outros, tem verdadeiramente um grande respeito pelo nosso vice-presidente. E eu também. E penso que a maioria das pessoas”, acrescentou, citado pelo Expresso.

Questionado sobre os nomes de candidatos avançados para substituir Mike Pence no cargo, Donald Trump insistiu que se trata de uma prática habitual. “Muitos sugeriram vários outros nomes. Isso é, a propósito, um procedimento-padrão”.

O Presidente norte-americano recordou o que fez o seu antecessor com Joe Biden, então vice-presidente e atual pré-candidato à nomeação democrata. “Todos achavam que o Presidente Obama iria mudar Biden no segundo mandato mas ele não o fez. Eu estou muito feliz com o Mike Pence”, reiterou. Quanto aos nomes sugeridos, Trump limitou-se a dizer, rindo: “A dado momento, direi quem foram”.

No final do ano passado, questionado sobre se manteria o seu vice-presidente na candidatura à reeleição, Donald Trump dirigiu-se diretamente a Mike Pence, convidando-o. O vice-presidente acenou com a cabeça, como que aceitando o convite.

Donald Trump lançou oficialmente a sua campanha à reeleição em Orlando, no estado da Florida, em meados de julho, não se prevendo quaisquer entraves à sua confirmação como o candidato do Partido Republicano.

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e e candidato à presidência nas eleições de 2020

Do lado democrata, é Joe Biden o mais bem posicionado entre as mais de duas dezenas de candidatos à nomeação. Após duas rondas de debates dos pré-candidatos democratas, em junho e julho, os próximos realizam-se a 12 e 13 de setembro em Houston, no Texas.

As eleições presidenciais estão marcadas para 3 de novembro de 2020.

Trump não se compromete com Pence a Presidente

Apesar de se mostrar “muito feliz” com o seu vice-presidente, Donald Trump não se compromete a apoiar Mike Pence numa eventual candidatura presidencial em 2024. Desafiado a pronunciar-se sobre o assunto pela Fox News, em junho, o Presidente respondeu: “Não me pode colocar nessa posição”.

Donald Trump explicou que teria de avaliar as candidaturas no campo republicano antes de se poder pronunciar sobre a sua preferência. No entanto, reconheceu que “consideraria fortemente” um apoio a Mike Pence.

Mike Pence nunca manifestou publicamente a intenção de ser candidato presidencial em 2024, mas essa possibilidade tem sido frequentemente admitida por figuras destacadas do Partido Republicano.

TP, ZAP //

1 Comment

  1. Que Trump volta a repensar em ser ou não ser eis a questão se valera a pena em continuar esforçando-se em demonstrar simpatia ao presidente do Brasil principalmente conceder um trono ao seu filho (zé mané) representando Brasil totalmente já no fundo do lodo como Embaixador nos EUA. Concluindo pelos melhores comentarista mestre da universidade de de SP, sociológo. e doutorado em história Marco Antonio Villaļ

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.