Donald Trump volta a indicar Pence para vice-presidente em segundo mandato

gageskidmore / Flickr

Donald Trump com o seu vice-presidente, Mike Pence

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse no domingo que concorrerá à reeleição no próximo ano com Mike Pence como vice-presidente.

“Estou muito feliz com o Mike Pence”, afirmou aos jornalistas, antes de embarcar no avião presidencial Air Force One, em Nova Jersey. “Penso que o Mike Pence tem sido um excelente vice-presidente. Muita gente, especialmente se considerarmos os evangélicos e tantos outros, tem verdadeiramente um grande respeito pelo nosso vice-presidente. E eu também. E penso que a maioria das pessoas”, acrescentou, citado pelo Expresso.

Questionado sobre os nomes de candidatos avançados para substituir Mike Pence no cargo, Donald Trump insistiu que se trata de uma prática habitual. “Muitos sugeriram vários outros nomes. Isso é, a propósito, um procedimento-padrão”.

O Presidente norte-americano recordou o que fez o seu antecessor com Joe Biden, então vice-presidente e atual pré-candidato à nomeação democrata. “Todos achavam que o Presidente Obama iria mudar Biden no segundo mandato mas ele não o fez. Eu estou muito feliz com o Mike Pence”, reiterou. Quanto aos nomes sugeridos, Trump limitou-se a dizer, rindo: “A dado momento, direi quem foram”.

No final do ano passado, questionado sobre se manteria o seu vice-presidente na candidatura à reeleição, Donald Trump dirigiu-se diretamente a Mike Pence, convidando-o. O vice-presidente acenou com a cabeça, como que aceitando o convite.

Donald Trump lançou oficialmente a sua campanha à reeleição em Orlando, no estado da Florida, em meados de julho, não se prevendo quaisquer entraves à sua confirmação como o candidato do Partido Republicano.

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e e candidato à presidência nas eleições de 2020

Do lado democrata, é Joe Biden o mais bem posicionado entre as mais de duas dezenas de candidatos à nomeação. Após duas rondas de debates dos pré-candidatos democratas, em junho e julho, os próximos realizam-se a 12 e 13 de setembro em Houston, no Texas.

As eleições presidenciais estão marcadas para 3 de novembro de 2020.

Trump não se compromete com Pence a Presidente

Apesar de se mostrar “muito feliz” com o seu vice-presidente, Donald Trump não se compromete a apoiar Mike Pence numa eventual candidatura presidencial em 2024. Desafiado a pronunciar-se sobre o assunto pela Fox News, em junho, o Presidente respondeu: “Não me pode colocar nessa posição”.

Donald Trump explicou que teria de avaliar as candidaturas no campo republicano antes de se poder pronunciar sobre a sua preferência. No entanto, reconheceu que “consideraria fortemente” um apoio a Mike Pence.

Mike Pence nunca manifestou publicamente a intenção de ser candidato presidencial em 2024, mas essa possibilidade tem sido frequentemente admitida por figuras destacadas do Partido Republicano.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que Trump volta a repensar em ser ou não ser eis a questão se valera a pena em continuar esforçando-se em demonstrar simpatia ao presidente do Brasil principalmente conceder um trono ao seu filho (zé mané) representando Brasil totalmente já no fundo do lodo como Embaixador nos EUA. Concluindo pelos melhores comentarista mestre da universidade de de SP, sociológo. e doutorado em história Marco Antonio Villaļ

RESPONDER

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …