Trump pondera regresso de guilhotinas, forcas e pelotões de fuzilamento se for reeleito

6

Michael Reynolds / EPA

O ex-Presidente quer expandir a pena de morte nos Estados Unidos caso seja reeleito e estará alegadamente a ponderar o regresso de métodos proibidos, como guilhotinas ou enforcamentos.

De acordo com a Rolling Stone, há uma pergunta que Donald Trump tem repetidamente feito aos seus conselheiros que os tem deixado alarmados: “O que é que achas de pelotões de fuzilamento?”

As fontes próximas do ex-Presidente revelam que, caso seja reeleito em 2024, Trump quer expandir a pena de morte e trazer de volta métodos que foram banidos, incluindo pelotões de fuzilamento, execuções em grupo, enforcamentos e guilhotinas.

Uma das fontes avança mesmo que Trump falou em privado sobre a possibilidade de criar campanhas de anúncios televisivos que incluíriam imagens das execuções com estes métodos. “O ex-Presidente acredita que isto ajudaria a que os criminosos violentos ficassem com medo de Deus. Ele já queria ter feito algumas destas coisas quando estava no cargo, mas por qualquer razão, não teve a oportunidade”, relata.

Esta não é a primeira vez que circulam boatos sobre Trump ser adepto do uso de imagens chocantes para dissuadir os criminosos. Um antigo conselheiro seu revelou que o antigo Presidente queria criar anúncios com “pessoas a morrer nas valetas” e com “corpos empilhados em cima de corpos” para que “as crianças ficassem tão assustadas que nunca tocariam numa única droga na sua vida inteira”.

Um porta-voz da campanha nega que Trump queira criar anúncios televisivos com imagens das execuções, descrevendo a ideia como “mais fake news ridículas de idiotas que não sabem do que estão a falar”.

No entanto, quando questionado sobre de o ex-Presidente planeia o regresso de métodos de execução banidos, como os pelotões de fuzilamento, o porta-voz limitou-se a citar o anúncio da recandidatura de Trump, onde este prometeu defender a expansão da pena de morte aos traficantes de drogas, uma ideia de que já tinha falado quando estava na Casa Branca.

Num comício em Outubro, Trump voltou a falar da ideia: “Se o traficante for culpado, é executado e a bala será enviada para a família, que terá de pagar o seu custo. Se quiserem acabar com a epidemia das drogas neste país, temos de fazer isto, mesmo que não soe bonito”.

“Estava na sala durante conversas onde o Presidente Trump disse explicitamente que adoraria um país com um sistema de justiça ‘olho por olho’, isto é uma citação directa. Ele tinha uma afeição especial pelos pelotões de fuzilamento porque são mais dramáticos do que as injecções letais que usamos”, relata um ex-responsável da Casa Branca.

Durante o mandato de Trump, 13 prisioneiros federais foram executados. Como termo de comparação, apenas três reclusos de prisões federais foram executados entre 1963 e 2017, quando Trump assumiu a presidência. Em Janeiro de 2021, pouco antes de Biden tomar posse, Trump autorizou três execuções em apenas quatro dias.

A Constituição norte-americana proíbe o uso de crueldade nas execuções e seria difícil expandir legalmente o leque de métodos aplicáveis na pena de morte, especialmente no caso de crimes não-violentos.

Difícil, mas não impossível. Novas regras implementadas durante a presidência de Trump determinam que, caso as injecções letais não estejam disponíveis, o Governo federal pode usar qualquer método à sua disposição que seja legal no estado onde a execução terá lugar — e isto pode incluir pelotões de fuzilamento. A regra entrou em vigor a 24 de Dezembro de 2020 e até agora nunca foi aplicada.

Adriana Peixoto, ZAP //

6 Comments

  1. «A Constituição norte-americana proíbe o uso de crueldade nas execuções e seria difícil expandir legalmente o leque de métodos aplicáveis na pena de morte, especialmente no caso de crimes não-violentos.

    Qual é o(s) crime(s) não-violento(s), que tem pena de morte nos EUA? Tenho mesmo a dúvida… alguém sabe?

    • Caro leitor,
      A pena de morte é aplicada, em alguns dos estados norte-americanos, em crimes de 5 tipologias diferentes — quatro das quais são crimes que podemos considerar, em diferentes graus, “violentos”; a quinta das tipologias é no caso de crimes de “traição ou espionagem”, que podem não envolver violência e podem ser punidos com pena de morte.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.