Trump felicitou Erdogan pela vitória no referendo turco

2

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O Presidente dos Estados Unidos felicitou esta segunda-feira o seu homólogo turco pela vitória no referendo deste domingo para uma reforma constitucional, apesar das críticas dos observadores internacionais.

Donald Trump falou hoje (segunda-feira) com Erdogan para o felicitar pela sua recente vitória no referendo”, emitiu em comunicado a Casa Branca, cujo porta-voz, Sean Spicer, tinha afirmado que os EUA só iriam reagir quando se soubessem os resultados definitivos.

O “sim” venceu com 51,4% dos votos, segundo dados preliminares, o que permite reforçar os poderes do presidente e abre caminho para que possa governar até 2034.

Na conversa, Trump também agradeceu a Erdogan pelo seu apoio relativamente ao bombardeamento na Síria pelo alegado ataque químico de Bashar al-Assad e ambos abordaram a campanha militar para combater o Estado Islâmico.

O principal partido da oposição na Turquia, o CHP, já anunciou que vai apresentar ao Alto Conselho Eleitoral (YSK) um pedido de anulação do referendo.

Desde o anúncio dos resultados, os dois principais partidos da oposição, o CHP e o HDP (pro-curdo), têm denunciado “manipulações” no escrutínio.

Em causa, a decisão do YSK de considerar como válidos os boletins não marcados com o selo oficial das autoridades eleitorais. A oposição vê nessa decisão uma manobra que permite a fraude.

Os resultados definitivos do referendo são esperados dentro de onze ou doze dias, uma vez resolvidas as impugnações, mas a Junta Suprema Eleitoral já adiantou que a vitória do “sim” é firme e que os votos considerados polémicos são “autênticos”.

Uma missão de observadores da OSCE e do Conselho da Europa considerou esta segunda-feira que a campanha não se desenvolveu em condições equitativas e que o escrutínio não esteve “à altura dos critérios” europeus.

O presidente Erdogan respondeu imediatamente, apelando aos observadores europeus que “se mantenham no seu lugar”.

ZAP // Lusa / EFE

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.