/

Trump escreve a Pelosi. “Até as bruxas de Salem tiveram um processo mais justo”

1

Gage Skidmore /Flickr

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos

Donald Trump escreveu uma carta a Nancy Pelosi, líder da Câmara dos Representantes, classificando o impeachment como uma “charada”.

Na missiva a Nancy Pelosi, líder da Câmara dos Representantes, o Presidente norte-americano acusa os democratas de estarem a levar a cabo uma “cruzada partidária de impeachment” com o objetivo de o remover do cargo, negando ainda ter feito alguma coisa de errado, avança o Observador.

A carta foi divulgada esta terça-feira pelo The New York Times. O diário norte-americano revela que o Presidente classifica o processo como um “abuso de poder inconstitucional e sem precedentes”, considerando que até os acusados nos julgamentos das bruxas Salem tiveram direito a um processo mais justo.

No final dos anos 1690, 14 mulheres e cinco homens foram enforcados na Massachusetts colonial por alegado envolvimento em bruxaria.

Apesar de admitir que a carta não irá mudar o resultado da votação que acontece esta quarta-feira, Donald Trump explicou que decidiu, mesmo assim, enviá-la por razões históricas. Além disso, segundo a CNN, o Presidente dos Estados Unidos não tem dúvidas de que Pelosi e os democratas serão responsabilizados pelos resultados das eleições legislativas do próximo ano, se andarem para a frente com “esta charada”.

“Não tenho dúvidas de que os americanos vão responsabilizá-la a si e aos democratas pelo resultado das eleições de 2020. Não vão perdoar a vossa perversão da justiça e abuso de poder. A História vai julgar-vos severamente se procederem com esta charada”, escreveu.

Numa primeira reação à carta, Pelosi considerou-a “ridícula”, admitindo ainda não ter conseguido lê-la na íntegra porque tem estado a trabalhar. Ainda assim, admitiu ter uma ideia geral do seu conteúdo: “É realmente doentia”.

Esta quarta-feira, a Câmara dos Representantes irá votar os artigos de impeachment contra Donald Trump. O Comité Judiciário do organismo reuniu-se esta terça-feira para decidir os parâmetros do debate e, segundo uma análise feita pelo The Washington Post, os democratas contam ter votos necessários para avançar com o processo.

Caso os artigos sejam aprovados, o Senado irá julgar se Donald Trump deverá ou não ser removido do cargo de Presidente dos Estados Unidos.

Os democratas consideram que Donald Trump abusou do cargo que ocupa ao pedir a Kiev para investigar Joe Biden, um dos candidatos mais bem posicionados para conseguir a nomeação democrata nas eleições de 2020. A acusação de obstrução baseia-se em parte nas diretivas da Casa Branca para que os seus funcionários não cooperassem.

A investigação centra-se nas alegações de que Trump pressionou a Ucrânia ao anunciar publicamente uma investigação ao ex-vice-Presidente Biden. Donald Trump terá telefonado ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pressionando-o para que investigasse a atividade de Hunter Biden, filho de Joe Biden, junto de uma empresa ucraniana envolvida num esquema de corrupção.

Os democratas alegam que o presidente norte-americano procurou reter um pacote de ajuda financeira até que Zelenskiy anunciasse essa investigação, o que constitui um abuso do exercício de poder.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.