Trump recua. Entrada dos EUA no serviço nacional de saúde do Reino Unido “não está sobre a mesa”

Will Oliver / EPA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, deu uma entrevista onde recuou na possibilidade de o acesso ao serviço nacional de saúde britânico estar incluído num possível acordo comercial com o Reino Unido, depois de essa possibilidade ter levantado várias críticas da esquerda à direita no Reino Unido.

Segundo noticiou o Observador na quarta-feira, a confusão ficou lançada na conferência de imprensa em que Donald Trump esteve lado a lado com a primeira-ministra demissionária do Reino Unido, Theresa May. Quando questionado sobre a possibilidade de incluir o serviço nacional de saúde britânico no acordo entre os dois países, disse à altura que “tudo estará em cima da mesa, o NHS, tudo”.

Ao incluir o NHS (sigla inglesa) num possível acordo comercial pós-Brexit com os EUA, as empresas norte-americanas, desde prestadoras de serviços de saúde até a farmacêuticas, poderiam celebrar contratos com o serviço nacional de saúde britânico.

Além de uma possível subida de preços, os críticos desta possibilidade apontam ainda a hipótese de os padrões de qualidade do NHS virem a baixar para se adaptarem às empresas norte-americanas.

Porém, numa entrevista ao jornalista Piers Morgan, Donald Trump recuou nessa ideia. A entrevista aconteceu horas depois da conferência de imprensa, mas só foi transmitida na quarta-feira de manhã.

“Não me parece que esteja sobre a mesa. Fizeram-me essa pergunta e eu disse que tudo pode ser negociado, porque pode. Mas não acho que isso venha a estar sobre a mesa. Isso é algo que eu não consideraria comércio, não é comércio”, afirmou Donald Trump.

A ideia já tinha sido aventada pelo embaixador dos EUA no Reino Unido, Woody Johnson, que, numa entrevista na terça-feira de manhã, quando questionado sobre a possibilidade de o NHS entrar num acordo comercial entre os dois países, disse: “Penso que provavelmente toda a economia estaria num acordo comercial, tudo o que faz parte do comércio estaria sobre a mesa”.

A marcha atrás de Donald Trump aconteceu depois de vários políticos britânicos terem criticado a possibilidade. Um deles foi o atual ministro da Saúde, Matt Hancock, que escreveu no Twitter: “Caro senhor Presidente, o NHS não está na mesa de negociações para um acordo comercial – e nunca estará, enquanto eu cá estiver”.

O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, disse que a inclusão do NHS num acordo comercial com os EUA seria uma política de “capitalismo do desastre”, acrescentando: “Eles têm de entender uma coisa: o NHS não está à venda”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …