Trump: dos “alemães são muito maus” ao empurrão a um primeiro-ministro

Etienne Laurent / EPA

-

O Presidente dos EUA esteve, pela primeira vez, numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO. Como não podia deixar de ser, momentos caricatos como um forte aperto de mão com o homólogo francês e um “chega para lá” a um primeiro-ministro marcaram a sua presença.

Segundo a revista alemã Der Spiegel, Donald Trump terá dito na reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, durante a cimeira da Aliança Atlântica, em Bruxelas, que os “alemães são maus, muito maus”.

Em causa estão os “milhões de carros que vendem nos Estados Unidos”, algo que o chefe de Estado não vê com bons olhos e para o qual quer arranjar uma solução. “Olhem para os milhões de carros que vendem nos EUA. É terrível. Nós vamos acabar com isso“, terá dito Trump, de acordo com o artigo da revista alemã.

Entretanto, Jean-Claude Juncker contrariou a versão apresentada pelos media alemães e negou que o Presidente dos EUA tenha criticado e sido agressivo com a Alemanha durante o encontro em Bruxelas. “Eu não quero comentar, mas devo comentar”, disse hoje Juncker, questionado sobre as declarações de Trump, durante uma conferência de imprensa antes da abertura da cimeira do G7 em Taormina, Itália.

O Presidente da Comissão Europeia disse que o encontro com Trump foi “franco e construtivo” e afirmou que “não é verdade que tenha dito isso sobre os alemães”.

“Não é verdade que o Presidente tenha tido uma abordagem agressiva. É um problema de tradução. Ele não disse que os alemães se portavam mal, disse que havia um problema. Não foi agressivo”, afirmou.

Donald Tusk, que também participou no encontro em Bruxelas, disse por seu lado que não quer “participar nesta cultura de fugas” de informação. O presidente do Conselho Europeu já tinha dito que, durante a reunião com Trump, estiveram de acordo em muitas áreas, com exceção de temas como o clima, o comércio e a Rússia.

Desde que ocupa a Casa Branca, esta foi a primeira reunião de Trump com os líderes da UE, e teve lugar à margem da cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO. Hoje, deverá encontrar-se com Angela Merkel na cimeira do G7. Para já, nem o governo alemão, nem a Casa Branca, comentaram as alegadas afirmações do Presidente.

O “estranho” cumprimento entre Trump e Macron

Emmanuel Macron e Donald Trump encontraram-se, pela primeira vez, na Embaixada dos EUA em Bruxelas. O cumprimento entre os dois chefes de Estado está a dar que falar porque, pelos vistos, o francês não deu o braço a torcer e também mostrou a sua força.

Segundo o The Telegraph, foi um cumprimento muito “estranho”. “Cada presidente agarrou a mão do outro com uma intensidade significativa, os dedos começaram a ficar brancos e percebeu-se que os rostos estavam apertados”, diz um relatório da associação de correspondentes da Casa Branca.

“Trump tentou duas vezes libertar-se do cumprimento e Macron segurou firme a sua mão. Foi um aperto de mão entre dois alfas“, escreveu Philip Rucker, do Washington Post.

De acordo com o jornal britânico, Trump é conhecido por segurar a mão da outra pessoa vigorosamente e puxá-la na sua direção, um gesto que os psicólogos consideram que é uma forma de mostrar dominância. Mas parece que desta vez não teve sorte.

Trump empurra ministro para ficar à frente na foto

Além do cumprimento com o homólogo francês, Donald Trump também foi protagonista de outro momento “caricato” durante a habitual fotografia de família da NATO.

Quando os chefes de Estado e ministros se começavam a aproximar para a foto, o Presidente dos EUA surgiu de repente entre um grupo de governantes, dando um valente encontrão ao primeiro-ministro do Montenegro, Milo Dukanovic.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que classe, o jornalismo aqui praticado… Tanto assunto sério que pode ser apresentado sobre o meeting e é isto que é noticiado.. Parece que foram ao facebook de alguém e em 5min arranjaram esta “peça”…
    São pagaos por este trabalho ou é só hobby?
    Realmente pensam que toda a gente é atrasada mental…

    • Isto foi noticiado no The Guardian, na CNN… e mais outras centenas de canais de tv um pouco por todo o mundo…

      Concordo q tb n deveria ser esta a notícia. Mas nos últimos tempos é o que mais se vê. E tb há sempre um título que permite escolher entre abrir ou ignorar o teor de qq notícia.

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …