Trump: dos “alemães são muito maus” ao empurrão a um primeiro-ministro

Etienne Laurent / EPA

-

O Presidente dos EUA esteve, pela primeira vez, numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO. Como não podia deixar de ser, momentos caricatos como um forte aperto de mão com o homólogo francês e um “chega para lá” a um primeiro-ministro marcaram a sua presença.

Segundo a revista alemã Der Spiegel, Donald Trump terá dito na reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, durante a cimeira da Aliança Atlântica, em Bruxelas, que os “alemães são maus, muito maus”.

Em causa estão os “milhões de carros que vendem nos Estados Unidos”, algo que o chefe de Estado não vê com bons olhos e para o qual quer arranjar uma solução. “Olhem para os milhões de carros que vendem nos EUA. É terrível. Nós vamos acabar com isso“, terá dito Trump, de acordo com o artigo da revista alemã.

Entretanto, Jean-Claude Juncker contrariou a versão apresentada pelos media alemães e negou que o Presidente dos EUA tenha criticado e sido agressivo com a Alemanha durante o encontro em Bruxelas. “Eu não quero comentar, mas devo comentar”, disse hoje Juncker, questionado sobre as declarações de Trump, durante uma conferência de imprensa antes da abertura da cimeira do G7 em Taormina, Itália.

O Presidente da Comissão Europeia disse que o encontro com Trump foi “franco e construtivo” e afirmou que “não é verdade que tenha dito isso sobre os alemães”.

“Não é verdade que o Presidente tenha tido uma abordagem agressiva. É um problema de tradução. Ele não disse que os alemães se portavam mal, disse que havia um problema. Não foi agressivo”, afirmou.

Donald Tusk, que também participou no encontro em Bruxelas, disse por seu lado que não quer “participar nesta cultura de fugas” de informação. O presidente do Conselho Europeu já tinha dito que, durante a reunião com Trump, estiveram de acordo em muitas áreas, com exceção de temas como o clima, o comércio e a Rússia.

Desde que ocupa a Casa Branca, esta foi a primeira reunião de Trump com os líderes da UE, e teve lugar à margem da cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO. Hoje, deverá encontrar-se com Angela Merkel na cimeira do G7. Para já, nem o governo alemão, nem a Casa Branca, comentaram as alegadas afirmações do Presidente.

O “estranho” cumprimento entre Trump e Macron

Emmanuel Macron e Donald Trump encontraram-se, pela primeira vez, na Embaixada dos EUA em Bruxelas. O cumprimento entre os dois chefes de Estado está a dar que falar porque, pelos vistos, o francês não deu o braço a torcer e também mostrou a sua força.

Segundo o The Telegraph, foi um cumprimento muito “estranho”. “Cada presidente agarrou a mão do outro com uma intensidade significativa, os dedos começaram a ficar brancos e percebeu-se que os rostos estavam apertados”, diz um relatório da associação de correspondentes da Casa Branca.

“Trump tentou duas vezes libertar-se do cumprimento e Macron segurou firme a sua mão. Foi um aperto de mão entre dois alfas“, escreveu Philip Rucker, do Washington Post.

De acordo com o jornal britânico, Trump é conhecido por segurar a mão da outra pessoa vigorosamente e puxá-la na sua direção, um gesto que os psicólogos consideram que é uma forma de mostrar dominância. Mas parece que desta vez não teve sorte.

Trump empurra ministro para ficar à frente na foto

Além do cumprimento com o homólogo francês, Donald Trump também foi protagonista de outro momento “caricato” durante a habitual fotografia de família da NATO.

Quando os chefes de Estado e ministros se começavam a aproximar para a foto, o Presidente dos EUA surgiu de repente entre um grupo de governantes, dando um valente encontrão ao primeiro-ministro do Montenegro, Milo Dukanovic.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Que classe, o jornalismo aqui praticado… Tanto assunto sério que pode ser apresentado sobre o meeting e é isto que é noticiado.. Parece que foram ao facebook de alguém e em 5min arranjaram esta “peça”…
    São pagaos por este trabalho ou é só hobby?
    Realmente pensam que toda a gente é atrasada mental…

    • Isto foi noticiado no The Guardian, na CNN… e mais outras centenas de canais de tv um pouco por todo o mundo…

      Concordo q tb n deveria ser esta a notícia. Mas nos últimos tempos é o que mais se vê. E tb há sempre um título que permite escolher entre abrir ou ignorar o teor de qq notícia.

RESPONDER

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …