/

Trump: dos “alemães são muito maus” ao empurrão a um primeiro-ministro

8

Etienne Laurent / EPA

-

O Presidente dos EUA esteve, pela primeira vez, numa cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO. Como não podia deixar de ser, momentos caricatos como um forte aperto de mão com o homólogo francês e um “chega para lá” a um primeiro-ministro marcaram a sua presença.

Segundo a revista alemã Der Spiegel, Donald Trump terá dito na reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, durante a cimeira da Aliança Atlântica, em Bruxelas, que os “alemães são maus, muito maus”.

Em causa estão os “milhões de carros que vendem nos Estados Unidos”, algo que o chefe de Estado não vê com bons olhos e para o qual quer arranjar uma solução. “Olhem para os milhões de carros que vendem nos EUA. É terrível. Nós vamos acabar com isso“, terá dito Trump, de acordo com o artigo da revista alemã.

Entretanto, Jean-Claude Juncker contrariou a versão apresentada pelos media alemães e negou que o Presidente dos EUA tenha criticado e sido agressivo com a Alemanha durante o encontro em Bruxelas. “Eu não quero comentar, mas devo comentar”, disse hoje Juncker, questionado sobre as declarações de Trump, durante uma conferência de imprensa antes da abertura da cimeira do G7 em Taormina, Itália.

O Presidente da Comissão Europeia disse que o encontro com Trump foi “franco e construtivo” e afirmou que “não é verdade que tenha dito isso sobre os alemães”.

“Não é verdade que o Presidente tenha tido uma abordagem agressiva. É um problema de tradução. Ele não disse que os alemães se portavam mal, disse que havia um problema. Não foi agressivo”, afirmou.

Donald Tusk, que também participou no encontro em Bruxelas, disse por seu lado que não quer “participar nesta cultura de fugas” de informação. O presidente do Conselho Europeu já tinha dito que, durante a reunião com Trump, estiveram de acordo em muitas áreas, com exceção de temas como o clima, o comércio e a Rússia.

Desde que ocupa a Casa Branca, esta foi a primeira reunião de Trump com os líderes da UE, e teve lugar à margem da cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO. Hoje, deverá encontrar-se com Angela Merkel na cimeira do G7. Para já, nem o governo alemão, nem a Casa Branca, comentaram as alegadas afirmações do Presidente.

O “estranho” cumprimento entre Trump e Macron

Emmanuel Macron e Donald Trump encontraram-se, pela primeira vez, na Embaixada dos EUA em Bruxelas. O cumprimento entre os dois chefes de Estado está a dar que falar porque, pelos vistos, o francês não deu o braço a torcer e também mostrou a sua força.

Segundo o The Telegraph, foi um cumprimento muito “estranho”. “Cada presidente agarrou a mão do outro com uma intensidade significativa, os dedos começaram a ficar brancos e percebeu-se que os rostos estavam apertados”, diz um relatório da associação de correspondentes da Casa Branca.

“Trump tentou duas vezes libertar-se do cumprimento e Macron segurou firme a sua mão. Foi um aperto de mão entre dois alfas“, escreveu Philip Rucker, do Washington Post.

De acordo com o jornal britânico, Trump é conhecido por segurar a mão da outra pessoa vigorosamente e puxá-la na sua direção, um gesto que os psicólogos consideram que é uma forma de mostrar dominância. Mas parece que desta vez não teve sorte.

Trump empurra ministro para ficar à frente na foto

Além do cumprimento com o homólogo francês, Donald Trump também foi protagonista de outro momento “caricato” durante a habitual fotografia de família da NATO.

Quando os chefes de Estado e ministros se começavam a aproximar para a foto, o Presidente dos EUA surgiu de repente entre um grupo de governantes, dando um valente encontrão ao primeiro-ministro do Montenegro, Milo Dukanovic.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. Que classe, o jornalismo aqui praticado… Tanto assunto sério que pode ser apresentado sobre o meeting e é isto que é noticiado.. Parece que foram ao facebook de alguém e em 5min arranjaram esta “peça”…
    São pagaos por este trabalho ou é só hobby?
    Realmente pensam que toda a gente é atrasada mental…

    • Isto foi noticiado no The Guardian, na CNN… e mais outras centenas de canais de tv um pouco por todo o mundo…

      Concordo q tb n deveria ser esta a notícia. Mas nos últimos tempos é o que mais se vê. E tb há sempre um título que permite escolher entre abrir ou ignorar o teor de qq notícia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.