/

Trump despediu o secretário de Estado Rex Tillerson

1

arctic_council / Flickr

O ex-secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson

Há mais uma baixa na administração da Casa Branca. O Presidente Donald Trump despediu Rex Tillerson da secretaria de Estado. O novo responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros dos EUA é Mike Pompeo que, até agora, era director da CIA.

Para o lugar de Mike Pompeo foi designada Gina Haspel que se torna na primeira mulher a ocupar o cargo de directora da CIA, conforme já anunciou o próprio Donald Trump no seu perfil do Twitter.

O Presidente dos EUA também agradeceu a Rex Tillerson “pelo seu serviço”, apontando que Mike Pompeo vai fazer “um trabalho fantástico” na Secretaria de Estado.

Sobre a saída de Rex Tillerson, Trump explica a perda de confiança devido a “desentendimentos em assuntos fundamentais, como o acordo nuclear iraniano”, cita a CNN.

Mas a estação de televisão salienta que a saída de Tillerson estará directamente relacionada com divergências quanto à abordagem norte-americana relativamente à Coreia do Norte.

Na semana passada, anunciou-se a realização de um encontro histórico entre Trump e Kim Jong-Un, o líder norte-coreano. No dia anterior, Tillerson tinha dito publicamente que ainda não havia condições para que esse encontro se realizasse.

“Fontes próximas do presidente dizem que era claro que Tillerson não apoiava Trump“, refere a CNN, notando que o Secretário de Estado demitido tinha intenções de gerir a política externa dos EUA “à sua maneira, sem o Presidente”.

Trump estaria a preparar a saída de Tillerson há vários meses, com a intenção de apostar em Mike Pompeo que, conforme diz, mantém “um processo de pensamento semelhante” ao seu.

O Presidente norte-americano refere ainda que Pompeo tem “uma energia tremenda, um intelecto tremendo” e que ambos “estão sempre no mesmo comprimento de onda”.

  SV, ZAP //

1 Comment

  1. Era óbvio que seria apenas uma questão de tempo até que o “fucking moron” despedisse o Rex Tillerson!!
    Os mais “moderados” estão todos a ser a afastados e só fica mesmo a escumalha!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.