Trump despediu o secretário de Estado Rex Tillerson

arctic_council / Flickr

O ex-secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson

Há mais uma baixa na administração da Casa Branca. O Presidente Donald Trump despediu Rex Tillerson da secretaria de Estado. O novo responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros dos EUA é Mike Pompeo que, até agora, era director da CIA.

Para o lugar de Mike Pompeo foi designada Gina Haspel que se torna na primeira mulher a ocupar o cargo de directora da CIA, conforme já anunciou o próprio Donald Trump no seu perfil do Twitter.

O Presidente dos EUA também agradeceu a Rex Tillerson “pelo seu serviço”, apontando que Mike Pompeo vai fazer “um trabalho fantástico” na Secretaria de Estado.

Sobre a saída de Rex Tillerson, Trump explica a perda de confiança devido a “desentendimentos em assuntos fundamentais, como o acordo nuclear iraniano”, cita a CNN.

Mas a estação de televisão salienta que a saída de Tillerson estará directamente relacionada com divergências quanto à abordagem norte-americana relativamente à Coreia do Norte.

Na semana passada, anunciou-se a realização de um encontro histórico entre Trump e Kim Jong-Un, o líder norte-coreano. No dia anterior, Tillerson tinha dito publicamente que ainda não havia condições para que esse encontro se realizasse.

“Fontes próximas do presidente dizem que era claro que Tillerson não apoiava Trump“, refere a CNN, notando que o Secretário de Estado demitido tinha intenções de gerir a política externa dos EUA “à sua maneira, sem o Presidente”.

Trump estaria a preparar a saída de Tillerson há vários meses, com a intenção de apostar em Mike Pompeo que, conforme diz, mantém “um processo de pensamento semelhante” ao seu.

O Presidente norte-americano refere ainda que Pompeo tem “uma energia tremenda, um intelecto tremendo” e que ambos “estão sempre no mesmo comprimento de onda”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Era óbvio que seria apenas uma questão de tempo até que o “fucking moron” despedisse o Rex Tillerson!!
    Os mais “moderados” estão todos a ser a afastados e só fica mesmo a escumalha!…

RESPONDER

Empresa que facturou 16 milhões tem sede num casebre sem luz

Uma empresa que facturou 16 milhões de euros em 2012 tem como sede uma casa em ruínas, sem electricidade e quase sem janelas, em Mira. Suspeita-se da ligação a uma fraude fiscal com a exportação …

Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras. Não se sabe exatamente …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera - a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

O corte de relações entre os bombeiros voluntários e a Proteção Civil está a fazer-se sentir. Os bombeiros não informaram a Proteção Civil de 50% das ocorrências no país. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) …

Funcionários públicos que continuem no ativo depois dos 70 não vão perder dinheiro

Os trabalhadores da Função Pública com mais de 70 anos que queiram continuar a trabalhar e, que para isso tenham a autorização do Estado, vão passar a receber, além do salário a que têm direito, …

Viagens podem obrigar deputados a entregar novas declarações de rendimentos

Os deputados podem ter de alterar as declarações de rendimentos para incluírem o reembolso das despesas de transporte como “rendimentos do trabalho”. A notícia foi avançada esta manhã pelo Diário de Notícias e surge depois de, …

Portugal já não deve ao FMI. Pagamento antecipado poupa 100 milhões de euros

O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que Portugal concretiza esta segunda-feira o pagamento do total da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros. Numa conferência de imprensa …

37% dos portugueses rezam diariamente. Somos o 9º país mais religioso da Europa

Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus. Estes dados …

Rui Rio acusa Governo de discriminação salarial

O presidente do PSD, Rui Rio, disse esta segunda-feira não compreender a proposta do Governo, que determina um salário mínimo diferente para o público e para o privado, defendendo que não deve haver discriminações. "Não compreendo. …

China e EUA discutem calendário de negociações para acabar com guerra comercial

O breve comunicado de Pequim indica que foi discutido "o calendário das próximas consultas económicas e comerciais", sem precisar, no entanto, onde e quando terão lugar. Negociadores chineses e norte-americanos discutiram por telefone um calendário de …