Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os veteranos.

De acordo com a CNN, o episódio aconteceu no último sábado, quando Donald Trump, que falava aos jornalistas a partir do seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jérsia, voltou a afirmar que foi ele quem conseguiu que o programa “Veterans Choice” fosse aprovado.

Porém, como recorda a estação televisiva, o programa que permite aos veteranos de guerra um acesso mais facilitado a cuidados de saúde passou a lei no ano de 2014, quando Barack Obama era Presidente.

O que Trump assinou foi uma lei, em 2018, chamada “VA MISSION Act”, que modificou e expandiu os critérios de elegibilidade deste programa.

“Eles tentaram que a lei fosse aprovada durante décadas e décadas e nenhum Presidente foi capaz de o fazer, e nós conseguimos“, disse o chefe de Estado na conferência de imprensa.

Segundo a CNN, o Presidente republicano já proferiu esta mentira mais de 150 vezes. Foi então que, este sábado, uma correspondente da CBS News na Casa Branca o confrontou com esta situação.

“Porque é que continua a dizer que passou o ‘Veterans Choice’?”, questionou a jornalista Paula Reid ao chefe de Estado. “Foi aprovado em 2014. Essa é uma declaração falsa”, acrescentou, enquanto Trump tentava dar a palavra a outro jornalista.

Depois da intervenção da jornalista, o Presidente fez uma pausa e acabou por responder: “Ok. Muito obrigado a todos”. E abandonou a conferência de imprensa.

Segundo o jornal online Observador, esta não é a primeira vez que Trump toma esta atitude. Recentemente, o chefe de Estado também abandonou uma conferência de imprensa por não ter gostado da pergunta de uma jornalista.

Em causa estava um vídeo, partilhado por Trump no Twitter, em que um grupo de médicos fazia declarações sobre o novo coronavírus, nomeadamente que as máscaras não eram necessárias para travar a doença. A rede social acabou por retirá-lo, alegando que divulgava informações falsas.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. A justiça americana ha-de prevalecer sobre as fanfarronices, mentiras, vigarices fiscais, e uma infinidade de irresponsabilidades desta criatura. No futuro, nem o bando de advogados manhosos que o servem, evitarão que aquele cu gordo, malhe na prisão.

    • És tão informado…
      Estas bêbado dos “shoots” de informação deturpada dos média de esquerda.
      Convido-te a ler por completo a real situação dos EUA e a guerra pelo poder.

      Mas ficas-te por títulos ZAP /Twiter e opiniões com 1cm de profundidade

      • Parece-me que se há alguém escassamente informado é o Sr.

        Já aqui o escrevi muitas vezes: politicamente estou próximo da direita conservadora. Mas não é por isso que critico menos o CDS, que corre sérios riscos de desaparecer do mapa político, que deixarei de apoiar uma boa ideia que venha da esquerda, ou que apoiarei um tipo tão perigoso como o Trump.

        Não sou eu que o digo, nem os pasquins nacionais que na maioria dos casos cumprem a agenda da esquerda (com o Público e o DN à cabeça). São os próprios americanos, mesmo os republicanos (recordo o falecido senador John McCain, embora hajam muitos outros) os jornalistas de meios ligados à direita conservadora americana (FOX do Rupert Murdoch, por exemplo), ex-funcionários da. Administração Trump e, finalmente, até a família do sujeito (não sei se leu o livro da sobrinha recentemente publicado – ainda só li algumas passagens, mas são elucidativas).

        Vai continuar a defender este sr.? Com mais dois ou três como ele à frente de potências nucleares, o aniquilamento é uma questão de pouco tempo. O homem mais parece um pistoleiro com doença de Parkinson…

      • Obrigado pelo teu comentário, mas eu quero é que te iludas com a tua “real situação dos EUA, e a guerra pelo poder”. Daqui a mais ou mens um ano, voltamos a falar.

  2. O vídeo que o Twitter censurou não veicula informações falsas. São apenas opiniões de especialistas que argumentam com base em alguns dados. Não são bojardas vagas como “racismo sistémico” que os media não impedem que sejam propagadas apesar de serem altamente discutíveis.

    • Por cá, “comem e calam”. É por isso que o melhor é não ligar às entrevistas em que, quem as faz, apenas ouve o que lhe é dito e que correspondem à esmagadora maioria. CONTUDO, HÁ EXCELENTES EXCEÇÕES.

      • Por aí os jornalistas devem ser muito estranhos… nem sabem escrever “excepção”!…
        Felizmente, em liberdade dos media, Portugal dá “15 a 0” aos EUA!
        rsf.org/en/ranking

  3. Como é que na mais antiga democracia, que pensa ser o país mais desenvolvido e civilizado do mundo, é eleito um “senhor” assim????? Que sirva de alerta para todos os países!!!!!!!

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …