Trump “é cruel”, “narcisista” e “racista”. Há mais um republicano a desafiar o Presidente dos EUA

Um segundo republicano declarou-se no domingo candidato às primárias do partido contra Donald Trump para as eleições presidenciais norte-americanas de novembro de 2020.

A candidatura de Joe Walsh, eleito para o Congresso em 2010 para um único mandato no início da onda ultraconservadora Tea Party – visceralmente contrária a Barack Obama -, parece não ameaçar o Presidente em exercício, mas mostra que persistem no seu partido bolsas de resistência.

“Sou candidato porque ele [Donald Trump] é incompetente. É necessário que alguém se dedique”, explicou Joe Walsh numa entrevista à ABC. “Ele é cruel. Ele é racista e narcisista”, adiantou.

Antes de Joe Walsh, o antigo governador de Massachusetts Bill Weld, um republicano moderado, entrou em abril na corrida em que o atual Presidente do país se lançou como vencedor antecipado.

No entanto, nos Estados Unidos (EUA), a regra é que a designação do candidato a Presidente pelos partidos passe por primárias, incluindo no caso dos cessantes.

Já houve casos em que o partido estava dividido e os Presidentes cessantes tiveram de lutar pela nomeação, como o Presidente democrata Jimmy Carter, que enfrentou o senador Ted Kennedy em 1980, e o Presidente republicano George H. W. Bush contra o senador Pat Buchanan. Ambos foram renomeados pelos partidos, mas não foram reeleitos.

A candidatura de Joe Walsh é surpreendente, com o próprio a reconhecer: “Ajudei a criar [Donald] Trump”.

A agência France Presse referiu que Joe Walsh foi um soldado da revolução do Tea Party em 2010, que catalisou o aparecimento de Donald Trump, empurrando o Partido Republicano numa direção mais radical, populista e anti-imigração. Na altura, este dizia que Barack Obama era muçulmano e um “traidor”.

“A beleza do trabalho do Presidente [Donald] Trump é que me levou a refletir sobre coisas que disse no passado”, disse Joe Walsh no domingo, adiantando que se arrepende da “política suja”. Os republicanos “querem a saída de [Donald] Trump, mas têm medo de dizer que ele é incapaz”, afirmou.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …