Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes no desenvolvimento infantil.

As medidas da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) são vistas pelos críticos como um ataque à ciência e uma luz verde para as indústrias poluidoras, segundo informações da E&E News.

Em causa estão 13 centros de investigação em Saúde Ambiental e Prevenção de Doenças para Crianças, localizados em várias universidades e polos de investigação no país, que estudam doenças desde leucemia infantil a transtornos do espetro do autismo.

Desde de 2017 que já foram identificados e comunicados problemas com a perda de financiamento da EPA, que tem limitado o potencial de muitos destes centros. Em desespero, foi pedido um maior financiamento a Scott Pruitt, que foi administrador da EPA até julho de 2018.

Quatro meses depois, Pruitt respondeu, sem no entanto referir um aumento no financiamento. “Eu reconheço a forte recomendação de continuar com o apoio financeiro dos centros. Vamos honrar os nossos compromissos de financiamento existentes”, disse.

Andrew Wheeler, que fez lobby para empresas de combustíveis fósseis antes de ser, sem grande justificação, escolhido por Trump como chefe da EPA, disse em 2019 que “proteger a saúde das crianças é uma das principais prioridades da agência”.

O orçamento da Agência de Proteção Ambiental direciona cerca de 50 milhões de dólares (44,8 milhões de euros) para concessões de “escolas saudáveis”, que tratam da remoção de chumbo e ratos de espaços escolares.

Além disso, a administração de Trump vai também terminar com o financiamento de 220,6 milhões de dólares (197,7 milhões de euros) a quatro programas de investigação diferentes que trabalham com produtos químicos em água potável. A cidade de Flint, no estado americano do Michigan, ainda não tem água limpa, segundo o Boing Boing.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …