Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes no desenvolvimento infantil.

As medidas da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) são vistas pelos críticos como um ataque à ciência e uma luz verde para as indústrias poluidoras, segundo informações da E&E News.

Em causa estão 13 centros de investigação em Saúde Ambiental e Prevenção de Doenças para Crianças, localizados em várias universidades e polos de investigação no país, que estudam doenças desde leucemia infantil a transtornos do espetro do autismo.

Desde de 2017 que já foram identificados e comunicados problemas com a perda de financiamento da EPA, que tem limitado o potencial de muitos destes centros. Em desespero, foi pedido um maior financiamento a Scott Pruitt, que foi administrador da EPA até julho de 2018.

Quatro meses depois, Pruitt respondeu, sem no entanto referir um aumento no financiamento. “Eu reconheço a forte recomendação de continuar com o apoio financeiro dos centros. Vamos honrar os nossos compromissos de financiamento existentes”, disse.

Andrew Wheeler, que fez lobby para empresas de combustíveis fósseis antes de ser, sem grande justificação, escolhido por Trump como chefe da EPA, disse em 2019 que “proteger a saúde das crianças é uma das principais prioridades da agência”.

O orçamento da Agência de Proteção Ambiental direciona cerca de 50 milhões de dólares (44,8 milhões de euros) para concessões de “escolas saudáveis”, que tratam da remoção de chumbo e ratos de espaços escolares.

Além disso, a administração de Trump vai também terminar com o financiamento de 220,6 milhões de dólares (197,7 milhões de euros) a quatro programas de investigação diferentes que trabalham com produtos químicos em água potável. A cidade de Flint, no estado americano do Michigan, ainda não tem água limpa, segundo o Boing Boing.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: O Alpinista Descendente

Maior animação no topo da tabela. Um líder em queda, o dragão europeu, uma águia mais artística. Números e frases da semana, visto da Linha de Fundo. Fama sem proveito Sporting CP (Pedro Gonçalves 25') 1 …

Mourinho soma mais uma derrota. Ingleses desiludidos com o seu futebol

O Tottenham atrasou-se, este domingo, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com uma derrota caseira por 3-1 perante o Manchester United. Em Londres, na 31.ª jornada da Premier League, o Tottenham até esteve em …

TAP alarga ainda mais medidas voluntárias. Podem sair mais 600 pessoas

Elevado interesse de muitos funcionários levou a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que começou no domingo e dura até sexta-feira, que pode levar à saída de mais 600 pessoas. A TAP anunciou que vai …

AC Milan define preço a pagar por Rafael Leão

Face ao interesse de clubes como Everton e Juventus, o AC Milan definiu a fasquia das futuras propostas por Rafael Leão: no mínimo, 50 milhões de euros. A cumprir a sua segunda temporada ao serviço do …