“Não estou a brincar.” Trump ameaça fechar fronteira com o México na próxima semana

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou esta sexta-feira o México de nada fazer contra a imigração ilegal, ameaçando fechar a fronteira entre os dois países na próxima semana, se nada mudar.

“Se o México não parar imediatamente toda a imigração ilegal que chega aos Estados Unidos fecharei a fronteira, ou grande parte dela, na próxima semana”, escreveu Donald Trump na sua conta do Twitter.

Na quinta-feira, o Presidente do México, Andrés Lopez Obrador, disse que queria “evitar a todo o custo” um confronto com os Estados Unidos, dizendo que estava disponível para ajudar no problema da imigração ilegal, embora sem apresentar medidas concretas.

“Seria extremamente fácil para o México, mas eles apenas ficam com o nosso dinheiro e ‘falam’. Além disso, perdemos tanto dinheiro com eles, especialmente quando se junta a isto o tráfico de droga, etc”, escreveu esta sexta-feira Donald Trump.

O Presidente norte-americano ameaça agora encerrar a fronteira “por um longo tempo”, dizendo que está a ser muito sério sobre esta questão, mesmo que isso implique dano no comércio com o México.

Eu não estou a brincar“, afirmou Trump, no final de um comício em Grand Rapids, no Estado do Michigan, na quinta-feira à noite, referindo-se à sua intenção de encerrar as fronteiras com o México.

Um funcionário do Departamento de Estado de Segurança Interna sugeriu esta sexta-feira que a ameaça de Trump pode estar relacionada com a constatação de aumento de famílias da América Central que cruzam a fronteira entre o México e os EUA.

Segundo o Departamento de Estado, as autoridades fronteiriças detiveram mais de cem mil pessoas, no último mês, na fronteira com o México, por estarem ilegais, incluindo famílias com crianças. Para dar resposta ao problema, o governo norte-americano reforçou com mais 750 inspetores a polícia fronteiriça.

O Congresso recusou autorizar uma verba de mais de cinco mil milhões de euros para construir um muro na fronteira com o México, pedida pelo Presidente dos EUA que, perante essa recusa, declarou estado de emergência nacional, alegando razões de segurança, para poder alocar dinheiro para segurança nas fronteiras, incluindo a construção desse muro.

O Partido Democrata já contestou essa declaração de emergência, com governadores de vários Estados a contestarem a medida em tribunais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …