Trump admite negociar programa nuclear com Kim Jong-un

1

gageskidmore / Flickr

O milionário americano Donald Trump

O milionário americano Donald Trump

O candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano, Donald Trump, declarou que em caso de vitória nas eleições estará disposto a discutir “sem problemas” a “questão nuclear” com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

“Eu falaria com ele, não teria qualquer problema em falar com ele” – declarou Trump em entrevista à agência Reuters.

“Faria muita pressão sobre a China, porque temos um enorme poder económico sobre a China. A China pode resolver esse problema com uma reunião ou com uma chamada”, acrescentou o político.

Trump não chegou a comentar como pretende convencer o líder da Coreia do Norte a encerrar o seu programa de criação de armas nucleares.

No entanto, de acordo com a Reuters, a disposição do candidato à presidência dos EUA para um diálogo aberto já representaria, por si só, uma “grande mudança” na política externa norte-americana em relação à essa questão.

Desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953, que os dois países não têm relações diplomáticas.

A Coreia do Norte realizou a 6 de janeiro o seu quarto teste com uma bomba nuclear, e em fevereiro anunciou o lançamento bem-sucedido de um satélite para a órbita terrestre usando um foguete que poderia transportar uma ogiva nuclear e atingir alvos a uma distância de 12 mil quilómetros.

Essas ações levaram a que, a 2 de março, por iniciativa dos EUA, o Conselho de Segurança da ONU aprovasse o mais duro conjunto de sanções já adotado contra Pyongyang ao longo dos últimos 20 anos.

No dia seguinte, o presidente norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou que as armas nucleares do seu país fossem colocadas em alerta para serem usadas “a qualquer momento”.

SN

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.