Trudeau anuncia dissolução do parlamento e início da campanha eleitoral no Canadá

Michael Reynolds / EPA

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou esta quarta-feira a dissolução da Câmara dos Comuns, dando início à campanha para as eleições legislativas no país em 21 de outubro.

Justin Trudeau, que se candidata a um segundo mandato, reuniu-se com a governadora geral, Julie Payette, para pedir que dissolvesse a câmara baixa do Parlamento, em conformidade com o seu papel de representante da Rainha Isabel II, chefe de Estado. “Reuni com a governadora geral, que acedeu ao meu pedido de dissolução do Parlamento”, indicou Trudeau à imprensa.

Segundo as sondagens, o primeiro-ministro cessante inicia a campanha com uma ligeira vantagem sobre o candidato dos conservadores, Andrew Scheer. O liberal Justin Trudeau, eleito em 2015, o conservador Andrew Scheer, o social-democrata Jagmeet Singh e a ecologista Elizabeth May são os quatro principais candidatos que disputam o cargo de primeiro-ministro do Canadá.

Eleito em 2015 com a promessa de melhorar a classe média, Trudeau de 47 anos é filho do ex-primeiro-ministro Pierre Elliott Trudeau. Líder do seu partido desde 2013, Trudeau tem deixado clara a sua preocupação com o aquecimento global, estabeleceu um imposto nacional sobre o carbono e nacionalizou um oleoduto controverso.

Justin Trudeau tem como principal adversário Andrew Scheer, líder do Partido Conservador (direita) desde 2017 e que dirige a sua primeira campanha eleitoral. Andrew Scheer, de 40 anos, deputado do círculo eleitoral de Saskatchewan (oeste) desde há 15 anos, tornou-se em 2011 o presidente mais jovem da Câmara dos Comuns.

Conservador em questões fiscais e sociais, Andrew Scheer considera-se “realista” e compromete-se a reequilibrar o orçamento do Estado em cinco anos e a não reabrir o debate sobre o aborto ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ao contrário das suas declarações anteriores.

O principal opositor de Trudeau promete abolir o imposto federal sobre o carbono, a principal medida adotada pelos liberais para combater o aquecimento global e substituí-lo por diferentes iniciativas. Andrew Scheer pretende criar um “corredor de energia” que se estende por todo o Canadá, reservado para o transporte de petróleo, gás ou eletricidade.

Na corrida para as legislativas está também Jagmeet Singh, o advogado de 40 anos e líder desde 2017 do Novo Partido Democrático (NDP). Sempre usando um turbante, Jagmeet Singh foi eleito deputado de um subúrbio de Vancouver no início de 2019 e quer ser o defensor de um país tolerante, aberto, igualitário e ecológico.

Elizabeth May, figura histórica do movimento ambientalista, tornou-se em 2011 na primeira deputada dos Verdes na história do Canadá. Nasceu nos Estados Unidos, mas cresceu em Nova Escócia (leste).

Elizabeth May liderou durante 17 anos uma organização ambiental, a Sierra Club do Canadá, antes de assumir a direção do Partido Verde em 2006. Aos 65 anos, Elizabeth May fez do seu partido a terceira formação com mais assentos no parlamento de Ottawa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …