Trotinetes elétricas não são tão amigas do ambiente quanto se pensa

Uma viagem de trotinete elétrica ajuda a poupar nas emissões de gases, mas um estudo recente mostra que este meio de transporte não é assim tão “verde”.

Uma equipa de investigadores da North Carolina State University, nos Estados Unidos, concluiu numa recente investigação que as famosas trotinetes elétricas pode ser mais amigas do ambiente do que a maior parte dos automóveis, mas perder a corrida se comparadas a outros meios de transporte, como bicicletas ou transportes públicos.

Os cientistas analisaram as emissões e materiais usados durante a produção destas trotinetas, nomeadamente baterias de iões de lítio e peças em alumínio, o transporte desde o local de fabrico, geralmente da China, assim como a manutenção e atualização das trotinetes elétricas, explica a Exame Informática.

Citado pelo The Verge, um dos autores do estudo, Jeremiah Johnson, explica que “se pensarmos só no segmento de vida com que temos contacto, ou seja, quando estamos em pé na trotinete onde não há tubo de escape, é fácil fazermos essa assunção [de que são amigas do ambiente]. É necessário dar um passo atrás e ver todas as coisas que estão escondidas no processo“.

De acordo com o estudo, publicado recentemente no IOPscience, o maior contributo para tornar estas trotinetes tão “poluidoras” ocorre na fase de produção de componentes, nomeadamente o alumínio necessário, e no carbono emitido pelos veículos de recolha destes aparelhos nas estradas de noite.

A média de emissões de gases de estufa por milha percorrida em trotinete é de 200 gramas de dióxido de carbono (CO2) enquanto a mesma métrica para um carro, tendo em conta o ciclo de vida do veículo, é de 400 gramas.

Os produtores de trotinetes estão atento ao problema e têm tentado resolver alguns dos inconvenientes, melhorando a autonomia dos veículos e apresentando novas funcionalidades para evitar as recolhas noturnas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …