Trotinetes elétricas não são tão amigas do ambiente quanto se pensa

Uma viagem de trotinete elétrica ajuda a poupar nas emissões de gases, mas um estudo recente mostra que este meio de transporte não é assim tão “verde”.

Uma equipa de investigadores da North Carolina State University, nos Estados Unidos, concluiu numa recente investigação que as famosas trotinetes elétricas pode ser mais amigas do ambiente do que a maior parte dos automóveis, mas perder a corrida se comparadas a outros meios de transporte, como bicicletas ou transportes públicos.

Os cientistas analisaram as emissões e materiais usados durante a produção destas trotinetas, nomeadamente baterias de iões de lítio e peças em alumínio, o transporte desde o local de fabrico, geralmente da China, assim como a manutenção e atualização das trotinetes elétricas, explica a Exame Informática.



Citado pelo The Verge, um dos autores do estudo, Jeremiah Johnson, explica que “se pensarmos só no segmento de vida com que temos contacto, ou seja, quando estamos em pé na trotinete onde não há tubo de escape, é fácil fazermos essa assunção [de que são amigas do ambiente]. É necessário dar um passo atrás e ver todas as coisas que estão escondidas no processo“.

De acordo com o estudo, publicado recentemente no IOPscience, o maior contributo para tornar estas trotinetes tão “poluidoras” ocorre na fase de produção de componentes, nomeadamente o alumínio necessário, e no carbono emitido pelos veículos de recolha destes aparelhos nas estradas de noite.

A média de emissões de gases de estufa por milha percorrida em trotinete é de 200 gramas de dióxido de carbono (CO2) enquanto a mesma métrica para um carro, tendo em conta o ciclo de vida do veículo, é de 400 gramas.

Os produtores de trotinetes estão atento ao problema e têm tentado resolver alguns dos inconvenientes, melhorando a autonomia dos veículos e apresentando novas funcionalidades para evitar as recolhas noturnas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Relatório: Lisboa enviou dados para o Irão, Arábia Saudita e (27 vezes) para a Rússia

O Relatório interno da Câmara de Lisboa sobre o caso do envio de dados de ativistas a embaixadas de países estrangeiros desculpabiliza Fernando Medina, mas revela que a CML enviou dados para o Irão, a …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …