Trocou a quimioterapia por 1 ano a viajar. Morreu feliz aos 91 anos

(dr) DrivingMissNorma / Facebook

Ringo com Norma Jean Bauerschmidt

Ringo com Norma Jean Bauerschmidt

Norma Jean Bauerschmidt foi diagnosticada com cancro aos 90 anos de idade, num exame de rotina realizado apenas dois dias depois da morte de seu marido, Leo, que estava hospitalizado com a mesma doença.

Em vez de começar os tratamentos de quimioterapia, Norma contrariou todas as recomendações médicas, e decidiu juntar-se ao filho e à nora, que viviam na estrada, numa viagem pelos Estados Unidos em auto-caravana para desfrutar do seu último ano de vida.

Durante este último ano, os três viajantes (e mais o cão, Ringo) percorreram 21.000 km entre os Estados Unidos e o Canadá. Foram à Florida, passaram pelo Grand Canyon e pelas Montanhas Rochosas, entre muitos outros lugares icónicos, numa verdadeira celebração da vida.

Depois de um ano de muita estrada, alegria, de uma “nova página na vida”, como a própria disse, Norma morreu no ultimo dia 30, na sua cama na auto-caravana.

A história da família pelas estradas dos Estados Unidos foi contada na página Driving Miss Norma no Facebook, onde a informação do seu falecimento foi revelada aos seus quase 500.000 seguidores.

O último post da página, no passado sábado, mostra uma fotografia das mãos da idosa na cama, acompanhada de versos de Rumi, poeta persa do século 13.

“A vida é um balanço/Entre segurar e deixar partir.”

Esta sexta-feira, a família organiza uma celebração da vida de Norma e convidou todos os que quiserem estar presentes no parque Overlook, em Washington, a assistir à plantação de uma árvore em sua memória.

Norma Jean Bauerschmidt sugeriu um dia, quando lhe perguntaram como queria ser lembrada, “não seria bom que outros pudessem só espalhar alegria no mundo?”

E antes de partir, ela deu ao mundo a sua parte dessa alegria.

ZAP / Hiper FM

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …