A tristeza permanece mais tempo do que outras emoções

Photoxpress

-

Por que razão se pode sentir triste até 240 vezes mais do que se sente vergonha, surpresa, irritação ou até mesmo tédio?

Segundo Philippe Verduyn, da Universidade de Leuven, na Bélgica, e Saskia Lavrijssen, da Universidade de Amesterdão, é porque a tristeza s anda muitas vezes de mãos dadas com os acontecimentos de maior impacto, como a morte ou acidentes, que querem tempo para meditar, saber lidar com o que aconteceu e compreendê-lo totalmente.

kuleuven.be

Philippe Verduyn, investigador da Universidade de Leuven

Philippe Verduyn, investigador da Universidade de Leuven

A investigação, publicada na revista Motivation and Emotion, é a primeira a fornecer provas claras para explicar por que algumas emoções duram mais tempo do que outras.

Os investigadores belgas pediram a 233 estudantes do ensino médio para recordar episódios emocionais recentes e relatar a sua duração.

Os participantes também tiveram que responder a perguntas sobre as estratégias que usaram para avaliar e lidar com essas emoções. Diferenças significativas na duração foram de facto verificadas.

De um conjunto de 27 emoções, a tristeza durou mais tempo, ao passo que vergonha, surpresa, medo, nojo e tédio, eram muitas vezes mais um flash.

Curiosamente, o tédio também consta entre as emoções mais curtas.

Verduyn e Lavrijsen dizem que isso significa que mesmo quando o tempo parece passar lentamente quando se está entediado, um episódio de tédio normalmente não dura muito tempo.

Os investigadores descobriram que as emoções que duram menos tempo são tipicamente desencadeadas por eventos com pouca importância a elas associadas.

Por outro lado, as emoções de longa duração tendem a ser causadas pelos que têm fortes implicações para as preocupações das pessoas.

uva.nl

Saskia Lavrijssen, investigadora da Universidade de Amesterdão

Saskia Lavrijssen, investigadora da Universidade de Amesterdão

A duração revela uma dimensão que pode diferenciar emoções muito semelhantes.

Por exemplo, Verduyn e Lavrijssen descobriram que a culpa é uma emoção que persiste por muito mais tempo do que a vergonha, enquanto a ansiedade permanece mais tempo do que o medo.

“Reflexão é determinante para que algumas emoções durem mais tempo do que outras. As emoções associadas a altos níveis de reflexão vão durar mais”, diz Verduyn, explicando o papel que o pensamento constante e repetitivo tem sobre a experiência de emoções positivas e negativas.

“As emoções de curta duração são normalmente – mas, é claro, nem sempre – desencadeada por acontecimentos de importância relativamente baixa”, explica a sua colega Saskia Lavrijssen .

“Por outro lado, as emoções de longa duração tendem a ser sobre algo muito importante”, conclui Lavrijssen.

Ciência Hoje

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.