10 anos depois: trio vice-campeão de juniores foi titular na seleção A

Cédric, Danilo e Sérgio Oliveira nunca tinham sido titulares, juntos, num jogo oficial da seleção principal. Dois dos “heróis” em 2011 representam outra seleção nacional e outros dois, aos 29 anos, já nem jogam futebol.

O encontro entre Sérvia e Portugal (2-2), de qualificação para o Mundial 2022 de futebol, não contou com alguns jogadores que habitualmente marcam presença na seleção campeã europeia: Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, William Carvalho e João Moutinho.

As ausências de uns, como sempre, originam a entrada de outros: Raphaël Guerreiro está lesionado e Cédric Soares apareceu como titular; William Carvalho (tem jogado pouco no Bétis) não foi convocado e desta vez a opção foi Sérgio Oliveira; João Moutinho lesionou-se contra o Azerbaijão e Danilo foi chamado para o seu lugar.

Cédric, Danilo e Sérgio Oliveira: o que une estes três futebolistas? Todos foram vice-campeões mundiais em juniores, no verão de 2011. E os três foram titulares na final desse Mundial, na Colômbia, onde Portugal perdeu por 3-2 contra o Brasil, após prolongamento. Ilídio Vale era o selecionador.

Cédric e Danilo são chamados por Fernando Santos há vários anos. Aliás, os dois foram campeões europeus, em 2016. Sérgio Oliveira estreou-se na seleção principal em 2018, mais de sete anos depois da final do Mundial de juniores.

Já tinha acontecido (num amigável)

O jogo do sábado passado em Belgrado marcou esta estreia em jogos oficiais: nunca um 11 inicial da seleção nacional A tinha contado com três “heróis” dos sub-20 de há quase uma década.

Este trio já tinha sido titular numa partida amigável de Portugal. Aconteceu em 2018, contra a Escócia. E, nessa partida, esteve no banco de suplentes mais um vice-campeão mundial: Mário Rui, que não jogou.

No último jogo de Portugal em 2020, na vitória por 3-2 na Croácia, na despedida da Liga das Nações. Mário Rui e Danilo foram titulares, enquanto Sérgio Oliveira entrou perto do final, precisamente para o lugar de Danilo.

E os outros?

Essa final lusófona do Mundial sub-20 foi disputada na madrugada (em Portugal) do dia 21 de agosto de 2011. Óscar apontou os três golos do Brasil, enquanto Alex Freitas e Nélson Oliveira marcaram para Portugal.

Quase 10 anos depois, vamos olhar para o presente de todos os jogadores portugueses que estiveram em campo em Bogotá, nesse dia.

O guarda-redes Mika é titular habitual na Académica. Em relação aos defesas: Cédric joga no Arsenal; Nuno Reis está…na Austrália, ao serviço do Melbourne City; Roderick Miranda tem sido opção recente no Gazişehir Gaziantep, da Turquia; e Mário Rui está em Nápoles.

No meio-campo: Pelé é titular no Rio Ave e apresenta a curiosidade de ser internacional sénior pela Guiné-Bissau; Danilo joga pelo PSG; Sérgio Oliveira é titular no FC Porto; Saná, também internacional pela Guiné-Bissau, está Benfica de Bissau, do seu país natal.

Quanto aos autores dos golos portugueses na final: Alex Freitas é titular no Cova da Piedade e Nélson Oliveira é titular (e goleador) no AEK, na Grécia.

Nesse duelo com o Brasil jogaram também: Ricardo Dias (Académica), Júlio Alves (esteve sem jogar entre 2014 e 2019 e está novamente afastado do futebol) e Caetano (retirou-se do futebol profissional no início deste ano, quando jogava pelo Varzim).

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …