Tribunal valida escutas a Sarkozy. Ex-presidente vai ser julgado por corrupção

1

Moritz Hager / swiss-image.ch / World Economic Forum

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy

O Tribunal de Cassação francês validou as escutas de conversas que envolvem Nicolas Sarkozy. Com esta decisão abre-se a possibilidade do ex-presidente francês vir a ser julgado por suspeitas de corrupção.

Sarkozy tinha sido acusado com base nestas escutas em julho de 2014, contestando na altura a legalidade da interceptação de conversas entre si e o seu advogado, Thierry Herzog.

De acordo com a Reuters, o Tribunal de Cassação, uma das mais altas instâncias judiciais francesas, acabou por validar a maior parte do processo, anulando apenas duas das escutas.

Esta decisão judicial abre caminho para o que ex-Presidente da República francês seja julgado por corrupção e tráfico de influências.

Na conversa interceptada, Sarkozy  – sob um nome falso, “Paul Bismuth” – e Herzog discutiam como levar o juiz Gilbert Azibert (que agora integra o Tribunal de Cassação) a ajudá-los a violar o segredo de justiça no caso Bettencourt, no qual o ex-chefe de Estado estava implicado, descreve o jornal Le Figaro.

As gravações revelam que em troca de uma intervenção do juiz Azibert, o advogado Thierry Herzog deveria oferecer-lhe uma colocação de privilégio no Mónaco, algo que nunca chegou a acontecer.

Caso seja condenado, Sarkozy pode ficar proibido de se candidatar a cargos publicados durante algum tempo, o que põe também em causa as suas ambições de concorrer às eleições presidenciais de 2017 como candidato do centro-direita.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.