Tribunal rejeita queixa de refugiado por causa de selfie com Merkel

(dr) Anas Modamani

Anas Modamani, o refugiado sírio que tirou uma selfie com Angela Merkel e que agora está a processar o Facebook

Anas Modamani, o refugiado sírio que tirou uma selfie com Angela Merkel

Um tribunal na Alemanha rejeitou esta terça-feira a queixa de um refugiado sírio que exigia ao Facebook que apagasse uma fotografia que tirara com a chanceler alemã e que circulava na rede social identificando-o como assassino ou terrorista.

O caso teve grande repercussão no país, já que a selfie de Anas Modamani, de 19 anos, com Angela Merkel, em plena crise dos refugiados em 2015, foi publicada por numerosos media e a sua queixa poderia obrigar o Facebook a modificar os seus procedimentos internos perante a difusão de calúnias ou notícias falsas.

Segundo a decisão judicial, divulgada pelos media locais, o Facebook não considera como próprias as calúnias de terceiros e, por isso, não pode ser obrigada a abster-se de proferi-las.

A rede social não está por isso obrigada a procurar ativamente os conteúdos injuriosos ou difamatórios e a apagá-los e deixa nas mãos do refugiado a tarefa de descobri-los e denunciá-los.

Modamani tirou a fotografia junto à chanceler, durante a visita que Merkel realizou a um centro de refugiados em setembro de 2015, e ele próprio a colocou na sua conta de Facebook.

A imagem foi mais tarde manipulada e associada a fotografias de buscas de terroristas islamitas ou criminosos comuns.

“A fotografia mudou a minha vida”, lamentou o refugiado na abertura do processo, no qual argumentou que, devido à imagem foi alvo de críticas.

As mensagens colocadas no Facebook com a fotografia manipulada foram difundidas centenas de vezes e, apesar de a rede social apagar os posts originais, não conseguiu fazer desaparecer as sucessivas repetições.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …