Tribunal rejeita queixa de refugiado por causa de selfie com Merkel

(dr) Anas Modamani

Anas Modamani, o refugiado sírio que tirou uma selfie com Angela Merkel e que agora está a processar o Facebook

Anas Modamani, o refugiado sírio que tirou uma selfie com Angela Merkel

Um tribunal na Alemanha rejeitou esta terça-feira a queixa de um refugiado sírio que exigia ao Facebook que apagasse uma fotografia que tirara com a chanceler alemã e que circulava na rede social identificando-o como assassino ou terrorista.

O caso teve grande repercussão no país, já que a selfie de Anas Modamani, de 19 anos, com Angela Merkel, em plena crise dos refugiados em 2015, foi publicada por numerosos media e a sua queixa poderia obrigar o Facebook a modificar os seus procedimentos internos perante a difusão de calúnias ou notícias falsas.

Segundo a decisão judicial, divulgada pelos media locais, o Facebook não considera como próprias as calúnias de terceiros e, por isso, não pode ser obrigada a abster-se de proferi-las.

A rede social não está por isso obrigada a procurar ativamente os conteúdos injuriosos ou difamatórios e a apagá-los e deixa nas mãos do refugiado a tarefa de descobri-los e denunciá-los.

Modamani tirou a fotografia junto à chanceler, durante a visita que Merkel realizou a um centro de refugiados em setembro de 2015, e ele próprio a colocou na sua conta de Facebook.

A imagem foi mais tarde manipulada e associada a fotografias de buscas de terroristas islamitas ou criminosos comuns.

“A fotografia mudou a minha vida”, lamentou o refugiado na abertura do processo, no qual argumentou que, devido à imagem foi alvo de críticas.

As mensagens colocadas no Facebook com a fotografia manipulada foram difundidas centenas de vezes e, apesar de a rede social apagar os posts originais, não conseguiu fazer desaparecer as sucessivas repetições.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …