Refugiado sírio que tirou selfie com Merkel processa Facebook

7

(dr) Anas Modamani

Anas Modamani, o refugiado sírio que tirou uma selfie com Angela Merkel e que agora está a processar o Facebook

Um refugiado sírio, que em 2015 tirou uma fotografia com a chanceler alemã, foi esta segunda-feira a tribunal para obrigar a rede social a identificar e a apagar mensagens que o relacionem erradamente com crimes perpetrados por migrantes.

Anas Modamani, de 19 anos, acusa o Facebook de não ter retirado imagens manipuladas que o associam, por exemplo, aos atentados islamitas de Bruxelas e de Berlim, no ano passado.

Em causa estão dois tipos de posts: um em que Modamani é identificado como um dos vários migrantes que tentaram queimar um sem-abrigo numa estação do metropolitano de Berlim, em dezembro.  No segundo, Modamani e Angela Merkel aparecem numa fotomontagem com o camião usado para atacar um mercado de Natal na cidade.

Os posts originais já foram entretanto apagados.

O caso do jovem de 19 anos vai ser analisado pelo tribunal federal na cidade de Wuerzburg, no estado da Baviera, onde está baseado o seu advogado, Chan-jo Jun, que, num caso separado, apresentou queixa contra o Facebook por incitar ao ódio.

Jun argumenta que o Facebook funciona como um “fornecedor de conteúdos, um meio jornalístico, que (…) influencia os conteúdos que as pessoas veem e como”.

A selfie com Angela Merkel foi tirada, em setembro de 2015, num abrigo para refugiados. “Foi uma foto normal, apenas por curiosidade”, afirmou Modamani à Folha de São Paulo.

“A chanceler alemã ajudou muitas pessoas, dando-lhes a oportunidade de terem uma nova vida. Mas a imagem começou a ser usada por quem odeia refugiados, a dizerem que fiz coisas erradas”.

ZAP // Lusa

7 Comments

    • E que acto terrorista é que o jovem em questão cometeu? Certamente o senhor terá conhecimento de algo que não está na notícia, e que certamente poderá partilhar connosco. É que se não tem conhecimento de nada mas acha “crime” bastante o facto de o jovem ter nascido na Síria (sabe que não escolhemos o sítio para nascer, não sabe?), então o senhor António Reis não passa de um pulha fascista e xenófobo.

  1. Reconheço que tenho em mim algo de xenófobo. Por isso agradeço ao atual Presidente dos EUA tudo aquilo que está a fazer pelo seu povo. A Europa precisava de fazer o mesmo para podermos acabar com o terrorismo e com a hipocrisia politica.

    • Hahahaa!…
      Tem jeito para as piadas…
      Realmente um louco que ficou a dever milhões a empresas e ex- empregados e que não paga impostos, realmente faz muito pelo “seu” povo!…
      A ignorância é mesmo má conselheira!…

    • “Reconhece que tem algo em si de xenófobo”???!!!!! Mas o que é isso??? Ou é xenófobo ou não é!… E como se nota que é xenófobo, devia também saber que a xenofobia prevê aceitar os estrangeiros e imigrantes, desde obedeçam à sua assimilação sociocultural. Assim que deixe de ser ignorante. Você sofre de ódio e aversão por pessoas em geral e em particular por pessoas estranjeiras. O que faz de si um racista. Nada menos, o que já é muito.
      Parece que a perseguição aos Judeus desde os tempos mais remotos até ao holocausto da Segunda G.G., e passando pela política do Trump em os ter atirado para a Palestina… só porque sim, não lhe ensinou absolutamente nada. Pelo contrário, ainda está a favor dele. Bravo, Sr. Sem Medo!!

  2. Pelo aspecto deste rapaz os “refugiados” evoluíram bastante nos últimos anos. Conheço muito boa gente por cá que merecem muito mais o estatuto de refugiados do que estes meninos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.