Refugiado sírio que tirou selfie com Merkel processa Facebook

(dr) Anas Modamani

Anas Modamani, o refugiado sírio que tirou uma selfie com Angela Merkel e que agora está a processar o Facebook

Um refugiado sírio, que em 2015 tirou uma fotografia com a chanceler alemã, foi esta segunda-feira a tribunal para obrigar a rede social a identificar e a apagar mensagens que o relacionem erradamente com crimes perpetrados por migrantes.

Anas Modamani, de 19 anos, acusa o Facebook de não ter retirado imagens manipuladas que o associam, por exemplo, aos atentados islamitas de Bruxelas e de Berlim, no ano passado.

Em causa estão dois tipos de posts: um em que Modamani é identificado como um dos vários migrantes que tentaram queimar um sem-abrigo numa estação do metropolitano de Berlim, em dezembro.  No segundo, Modamani e Angela Merkel aparecem numa fotomontagem com o camião usado para atacar um mercado de Natal na cidade.

Os posts originais já foram entretanto apagados.

O caso do jovem de 19 anos vai ser analisado pelo tribunal federal na cidade de Wuerzburg, no estado da Baviera, onde está baseado o seu advogado, Chan-jo Jun, que, num caso separado, apresentou queixa contra o Facebook por incitar ao ódio.

Jun argumenta que o Facebook funciona como um “fornecedor de conteúdos, um meio jornalístico, que (…) influencia os conteúdos que as pessoas veem e como”.

A selfie com Angela Merkel foi tirada, em setembro de 2015, num abrigo para refugiados. “Foi uma foto normal, apenas por curiosidade”, afirmou Modamani à Folha de São Paulo.

“A chanceler alemã ajudou muitas pessoas, dando-lhes a oportunidade de terem uma nova vida. Mas a imagem começou a ser usada por quem odeia refugiados, a dizerem que fiz coisas erradas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • E que acto terrorista é que o jovem em questão cometeu? Certamente o senhor terá conhecimento de algo que não está na notícia, e que certamente poderá partilhar connosco. É que se não tem conhecimento de nada mas acha “crime” bastante o facto de o jovem ter nascido na Síria (sabe que não escolhemos o sítio para nascer, não sabe?), então o senhor António Reis não passa de um pulha fascista e xenófobo.

  1. Reconheço que tenho em mim algo de xenófobo. Por isso agradeço ao atual Presidente dos EUA tudo aquilo que está a fazer pelo seu povo. A Europa precisava de fazer o mesmo para podermos acabar com o terrorismo e com a hipocrisia politica.

    • Hahahaa!…
      Tem jeito para as piadas…
      Realmente um louco que ficou a dever milhões a empresas e ex- empregados e que não paga impostos, realmente faz muito pelo “seu” povo!…
      A ignorância é mesmo má conselheira!…

    • “Reconhece que tem algo em si de xenófobo”???!!!!! Mas o que é isso??? Ou é xenófobo ou não é!… E como se nota que é xenófobo, devia também saber que a xenofobia prevê aceitar os estrangeiros e imigrantes, desde obedeçam à sua assimilação sociocultural. Assim que deixe de ser ignorante. Você sofre de ódio e aversão por pessoas em geral e em particular por pessoas estranjeiras. O que faz de si um racista. Nada menos, o que já é muito.
      Parece que a perseguição aos Judeus desde os tempos mais remotos até ao holocausto da Segunda G.G., e passando pela política do Trump em os ter atirado para a Palestina… só porque sim, não lhe ensinou absolutamente nada. Pelo contrário, ainda está a favor dele. Bravo, Sr. Sem Medo!!

  2. Pelo aspecto deste rapaz os “refugiados” evoluíram bastante nos últimos anos. Conheço muito boa gente por cá que merecem muito mais o estatuto de refugiados do que estes meninos.

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …