Tribunal ordena reintegração de russa Darya Klishina nos Jogos Olímpicos

simooi / Deviant Art

A atleta russa Darya Klishina

A atleta russa Darya Klishina

O Tribunal Arbitral do Desporto, TAS, ordenou hoje a reintegração nos Jogos Olímpicos da atleta russa Darya Klishina, que tinha sido excluída pela Federação Internacional de Atletismo, IAAF.

“O recurso de Darya Klishina aceite”, informou o TAS em comunicado citado pela AFP.

O TAS indicou no sábado ter recebido um pedido de recurso de Klishina a contestar a exclusão de última hora decretada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que interditou a participação dos 68 russos selecionados, com exceção desta atleta do salto em comprimento.

A atleta de 25 anos foi inicialmente autorizada a participar porque está a residir na Florida, nos Estados Unidos, desde 2013, e a IAAF presumia que estava à margem do sistema de dopagem denunciado.

A atleta russa acabaria por ser suspensa na sexta-feira depois de ter sido conhecida nova informação sobre os seus registos de ‘doping’.

Depois de um dia de audição, o TAS anunciou hoje a decisão sobre o recurso, indicando que Klishina “permanecia elegível para competir nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro”.

Darya Igorevna Klishina, que vai participar a partir desta terça-feira na prova de salto em comprimento, será a única atleta russa nas provas de atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A IAAF afastou todo o atletismo russo na sequência da publicação de um relatório que divulgou a existência de um sistema de ‘doping’ organizado na Rússia, alegadamente patrocinado pelo Estado.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Estas decisões foram puramente políticas e nada tiveram a ver com desporto.

    Como resposta, os Russos deviam banir do próximo Mundial de Futebol todas as equipas da UE, USA, Canada, Australia e Israel. Só para ver se gostavam do tratamento que deram aos atletas Russos.

    Cá se fazem, cá se pagam. Eu cá, ia-me rir à força toda. Mas duvido que o façam. Os Russos não são tão mesquinhos como os nossos políticos de m3rd@.

    • Tu és um pouco ingénuo, ou fazes-te.
      Achas mesmo que são os russos que decidem quem pode ou não pode participar num Campeonato do Mundo? Mesmo sendo organizado no seu país?
      E sim, os russos não são nada mesquinhos. São uns santinhos.
      E nem se doparam. É tudo invenção.

  2. Claro que é a habitual politiquice criminosa dos sts dos USA e seus lacaios da EU.
    Dos creio que 247 ou 267 atletas da comitiva russa só cerca de 10% é que poderiam ter problemas e digo poderiam pq nem sequer se puderam defender.

  3. Fazem tudo para desmoralizar a Rússia , não digo que eles não tenham problemas com doping, mas os países que mais os atacam também têm imensos casos de dopagem e ninguém fala disso.
    O ocidente faz tudo para denegrir os russos.
    Mesmo assim a Rússia já ganhou montes de medalhas.

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …