O Tribunal Arbitral do Desporto, TAS, ordenou hoje a reintegração nos Jogos Olímpicos da atleta russa Darya Klishina, que tinha sido excluída pela Federação Internacional de Atletismo, IAAF.
“O recurso de Darya Klishina aceite”, informou o TAS em comunicado citado pela AFP.
O TAS indicou no sábado ter recebido um pedido de recurso de Klishina a contestar a exclusão de última hora decretada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que interditou a participação dos 68 russos selecionados, com exceção desta atleta do salto em comprimento.
A atleta de 25 anos foi inicialmente autorizada a participar porque está a residir na Florida, nos Estados Unidos, desde 2013, e a IAAF presumia que estava à margem do sistema de dopagem denunciado.
A atleta russa acabaria por ser suspensa na sexta-feira depois de ter sido conhecida nova informação sobre os seus registos de ‘doping’.
Depois de um dia de audição, o TAS anunciou hoje a decisão sobre o recurso, indicando que Klishina “permanecia elegível para competir nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro”.
Darya Igorevna Klishina, que vai participar a partir desta terça-feira na prova de salto em comprimento, será a única atleta russa nas provas de atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A IAAF afastou todo o atletismo russo na sequência da publicação de um relatório que divulgou a existência de um sistema de ‘doping’ organizado na Rússia, alegadamente patrocinado pelo Estado.
/Lusa
Rio 2016
-
5 Setembro, 2017 Brasil abre inquérito por corrupção nos Jogos Olímpicos 2016
-
16 Setembro, 2016 José Macedo conquista mais uma medalha de bronze no boccia
-
12 Setembro, 2016 Mais uma medalha: Portugal conquista bronze na boccia
Estas decisões foram puramente políticas e nada tiveram a ver com desporto.
Como resposta, os Russos deviam banir do próximo Mundial de Futebol todas as equipas da UE, USA, Canada, Australia e Israel. Só para ver se gostavam do tratamento que deram aos atletas Russos.
Cá se fazem, cá se pagam. Eu cá, ia-me rir à força toda. Mas duvido que o façam. Os Russos não são tão mesquinhos como os nossos políticos de m3rd@.
Tu és um pouco ingénuo, ou fazes-te.
Achas mesmo que são os russos que decidem quem pode ou não pode participar num Campeonato do Mundo? Mesmo sendo organizado no seu país?
E sim, os russos não são nada mesquinhos. São uns santinhos.
E nem se doparam. É tudo invenção.
Claro que é a habitual politiquice criminosa dos sts dos USA e seus lacaios da EU.
Dos creio que 247 ou 267 atletas da comitiva russa só cerca de 10% é que poderiam ter problemas e digo poderiam pq nem sequer se puderam defender.
Fazem tudo para desmoralizar a Rússia , não digo que eles não tenham problemas com doping, mas os países que mais os atacam também têm imensos casos de dopagem e ninguém fala disso.
O ocidente faz tudo para denegrir os russos.
Mesmo assim a Rússia já ganhou montes de medalhas.