Tribunal afasta Isabel dos Santos da gestão da UNITEL

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

O Tribunal Arbitral das Ilhas Virgens Britânicas determinou que a empresária Isabel dos Santos deverá ser afastada do controlo da UNITEL, depois de ter ordenado a retirada temporária dos seus direitos de voto na empresa de telefonia móvel em Angola.

“Se já estava fragilizada como resultado do arresto decretado pelo Tribunal Provincial de Luanda, sem poder contar com o apoio do general Dino que ficou também fragilizado perante a Justiça angolana, agora assistimos ao princípio do fim do seu império”, disse sob anonimato ao Expresso um antigo consultor da empresária.

O afastamento temporário da gestão da UNITEL surge na sequência de uma nova investida judicial da PT Ventures, antiga detentora de 25% da empresa. A partir de agora, a Vidatel, de Isabel dos Santos, passará a ser representada nas assembleias gerais da UNITEL por Matt Richardson e Nicholas Wood, administradores judiciais indicados pelo tribunal arbitral.

 

Há um mês, a UNITEL intentou em Londres uma ação judicial contra Isabel dos Santos, reclamando o reembolso de sete empréstimos que serviram para suportar operações financeiras e investimentos em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

“Utilizou o nome da UNITEL para fazer vários empréstimos, um dos quais no valor de 464 milhões de dólares posteriormente repassados a uma empresa sua – a Tokeyana Management Limited, BVI – que serão certamente revisitados e, possivelmente, revertidos para a defesa dos interesses da UNITEL”, denunciou fonte da Sonangol.

O Tribunal Arbitral das Ilhas Virgens Britânicas determinou ainda o congelamento de todos os dividendos da Vidatel e colocou sob gestão dos dois administradores judiciais todas as contas bancárias de Isabel dos Santos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …