Tribunal afasta Isabel dos Santos da gestão da UNITEL

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

O Tribunal Arbitral das Ilhas Virgens Britânicas determinou que a empresária Isabel dos Santos deverá ser afastada do controlo da UNITEL, depois de ter ordenado a retirada temporária dos seus direitos de voto na empresa de telefonia móvel em Angola.

“Se já estava fragilizada como resultado do arresto decretado pelo Tribunal Provincial de Luanda, sem poder contar com o apoio do general Dino que ficou também fragilizado perante a Justiça angolana, agora assistimos ao princípio do fim do seu império”, disse sob anonimato ao Expresso um antigo consultor da empresária.

O afastamento temporário da gestão da UNITEL surge na sequência de uma nova investida judicial da PT Ventures, antiga detentora de 25% da empresa. A partir de agora, a Vidatel, de Isabel dos Santos, passará a ser representada nas assembleias gerais da UNITEL por Matt Richardson e Nicholas Wood, administradores judiciais indicados pelo tribunal arbitral.

 

Há um mês, a UNITEL intentou em Londres uma ação judicial contra Isabel dos Santos, reclamando o reembolso de sete empréstimos que serviram para suportar operações financeiras e investimentos em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

“Utilizou o nome da UNITEL para fazer vários empréstimos, um dos quais no valor de 464 milhões de dólares posteriormente repassados a uma empresa sua – a Tokeyana Management Limited, BVI – que serão certamente revisitados e, possivelmente, revertidos para a defesa dos interesses da UNITEL”, denunciou fonte da Sonangol.

O Tribunal Arbitral das Ilhas Virgens Britânicas determinou ainda o congelamento de todos os dividendos da Vidatel e colocou sob gestão dos dois administradores judiciais todas as contas bancárias de Isabel dos Santos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.