Tribunal contraria Fisco e permite juntar recursos a multas das portagens

Florida Turnpike / Flickr

-

Um juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou a apensação, ou seja, a junção de processos, que permite que um mesmo recurso sirva para situações de coimas iguais à mesma pessoa e que poderá facilitar recursos dos condutores junto das Finanças – inclusive nos casos ligados às ex-SCUT.

Por norma, o Fisco recusa os requerimentos de apensação, que permitiram que um único condutor pudesse recorrer de uma só vez das diferentes coimas que lhe tinham sido aplicadas. Cada recurso era, assim, pago individualmente a um custo de 102 euros, mesmo que o caso seja semelhante e à mesma pessoa.

Até que o juiz Vítor Unas, do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, tomou uma decisão que poderá levar a uma corrida aos tribunais.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a advogada Sandra Azevedo, do escritório de João Magalhães, em Braga, descreve que o juiz considerou, num despacho de janeiro, que os processos de recurso de contraordenações por não pagamento de portagens, têm “conexão subjetiva”, pelo que têm de ser apensos, e não analisados um a um.

Esta decisão, na qual se sublinha que o Ministério Público “nada tem a opor”, acaba com o pagamento de 102 euros de taxa de justiça por cada recurso judicial e abre as portas a que muitos contribuintes possam recorrer ao tribunal sem pagar o valor repetidamente.

Muitos destes processos estão ligados às ex-SCUT, que usam um sistema de cobrança eletrónica que, na prática, tem trazido alguma confusão a muitos condutores.

Embora esta decisão não faça jurisprudência, a advogada Sandra Azevedo explica que se abre aqui um precedente, justificado na decisão do juiz.

Caso o processo destas multas passe para tribunal, fruto de fatores como a falta de fundamentação para a coima ou a falta de elementos identificativos de quem conduzia, o automobilista poderá pagar a taxa de justiça apenas uma vez para as várias multas que quiser recorrer.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desculpem, a seguinte questão:
    Quantos anos tem este “cromo” de serviço? Eu tenho os meus e nunca, nunca mesmo vi, o meu País à venda gratuitamente! Cada “calinada” destas, significa um posto de trabalho á venda… Sr. Desembargador, no final da carreira, vai poder trabalhar “p’ra quem quiser”! Viva à PÁTRIA, pk nem existia em Portugal, VIVA A MÀFIA!!!

RESPONDER

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …