Tribunal contraria Fisco e permite juntar recursos a multas das portagens

Florida Turnpike / Flickr

-

Um juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou a apensação, ou seja, a junção de processos, que permite que um mesmo recurso sirva para situações de coimas iguais à mesma pessoa e que poderá facilitar recursos dos condutores junto das Finanças – inclusive nos casos ligados às ex-SCUT.

Por norma, o Fisco recusa os requerimentos de apensação, que permitiram que um único condutor pudesse recorrer de uma só vez das diferentes coimas que lhe tinham sido aplicadas. Cada recurso era, assim, pago individualmente a um custo de 102 euros, mesmo que o caso seja semelhante e à mesma pessoa.

Até que o juiz Vítor Unas, do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, tomou uma decisão que poderá levar a uma corrida aos tribunais.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a advogada Sandra Azevedo, do escritório de João Magalhães, em Braga, descreve que o juiz considerou, num despacho de janeiro, que os processos de recurso de contraordenações por não pagamento de portagens, têm “conexão subjetiva”, pelo que têm de ser apensos, e não analisados um a um.

Esta decisão, na qual se sublinha que o Ministério Público “nada tem a opor”, acaba com o pagamento de 102 euros de taxa de justiça por cada recurso judicial e abre as portas a que muitos contribuintes possam recorrer ao tribunal sem pagar o valor repetidamente.

Muitos destes processos estão ligados às ex-SCUT, que usam um sistema de cobrança eletrónica que, na prática, tem trazido alguma confusão a muitos condutores.

Embora esta decisão não faça jurisprudência, a advogada Sandra Azevedo explica que se abre aqui um precedente, justificado na decisão do juiz.

Caso o processo destas multas passe para tribunal, fruto de fatores como a falta de fundamentação para a coima ou a falta de elementos identificativos de quem conduzia, o automobilista poderá pagar a taxa de justiça apenas uma vez para as várias multas que quiser recorrer.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desculpem, a seguinte questão:
    Quantos anos tem este “cromo” de serviço? Eu tenho os meus e nunca, nunca mesmo vi, o meu País à venda gratuitamente! Cada “calinada” destas, significa um posto de trabalho á venda… Sr. Desembargador, no final da carreira, vai poder trabalhar “p’ra quem quiser”! Viva à PÁTRIA, pk nem existia em Portugal, VIVA A MÀFIA!!!

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …