Tribunal contraria Fisco e permite juntar recursos a multas das portagens

Florida Turnpike / Flickr

-

Um juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou a apensação, ou seja, a junção de processos, que permite que um mesmo recurso sirva para situações de coimas iguais à mesma pessoa e que poderá facilitar recursos dos condutores junto das Finanças – inclusive nos casos ligados às ex-SCUT.

Por norma, o Fisco recusa os requerimentos de apensação, que permitiram que um único condutor pudesse recorrer de uma só vez das diferentes coimas que lhe tinham sido aplicadas. Cada recurso era, assim, pago individualmente a um custo de 102 euros, mesmo que o caso seja semelhante e à mesma pessoa.

Até que o juiz Vítor Unas, do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, tomou uma decisão que poderá levar a uma corrida aos tribunais.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a advogada Sandra Azevedo, do escritório de João Magalhães, em Braga, descreve que o juiz considerou, num despacho de janeiro, que os processos de recurso de contraordenações por não pagamento de portagens, têm “conexão subjetiva”, pelo que têm de ser apensos, e não analisados um a um.

Esta decisão, na qual se sublinha que o Ministério Público “nada tem a opor”, acaba com o pagamento de 102 euros de taxa de justiça por cada recurso judicial e abre as portas a que muitos contribuintes possam recorrer ao tribunal sem pagar o valor repetidamente.

Muitos destes processos estão ligados às ex-SCUT, que usam um sistema de cobrança eletrónica que, na prática, tem trazido alguma confusão a muitos condutores.

Embora esta decisão não faça jurisprudência, a advogada Sandra Azevedo explica que se abre aqui um precedente, justificado na decisão do juiz.

Caso o processo destas multas passe para tribunal, fruto de fatores como a falta de fundamentação para a coima ou a falta de elementos identificativos de quem conduzia, o automobilista poderá pagar a taxa de justiça apenas uma vez para as várias multas que quiser recorrer.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desculpem, a seguinte questão:
    Quantos anos tem este “cromo” de serviço? Eu tenho os meus e nunca, nunca mesmo vi, o meu País à venda gratuitamente! Cada “calinada” destas, significa um posto de trabalho á venda… Sr. Desembargador, no final da carreira, vai poder trabalhar “p’ra quem quiser”! Viva à PÁTRIA, pk nem existia em Portugal, VIVA A MÀFIA!!!

RESPONDER

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …