Constitucional anula eleições presidenciais na Áustria

Florian Wieser / EPA

O candidato ecologista Alexander Van der Bellen venceu as Presidenciais austríacas, derrotando o candidato da extrema-direita Norbert Hofer

O candidato ecologista Alexander Van der Bellen venceu as Presidenciais austríacas, derrotando o candidato da extrema-direita Norbert Hofer

O Tribunal Constitucional considerou inválido o resultado das presidenciais, que aconteceram em maio passado, acabando por dar razão ao recurso interposto pela extrema-direita.

Esta decisão sem precedentes, que valida o recurso interposto pelo partido de extrema-direita FPÖ, abre caminho à realização de novas eleições no outono.

O Partido da Liberdade, que viu o candidato Norbert Höfer perder por uma margem mínima na segunda volta, decidiu avançar com um pedido de impugnação junto do Tribunal Constitucional.

Em causa estão os votos por correspondência, que deram a vitória ao ecologista Alexander Van der Bellen com 50,3% dos votos, pois o partido da extrema-direita considera ter havido irregularidades no processo de contagem.

Em duas semanas de audiências, os advogados do partido apelaram para o facto da contagem ter sido irregular em 94 dos 117 distritos austríacos, conta a BBC.

A defesa declarou ainda que alguns votos foram abertos antes do prazo, que muitos deles terão sido contados por pessoas que não estavam habilitadas a fazê-lo e que alguns menores de idade e estrangeiros puderam votar.

Van der Bellen devia assumir a 8 de julho as funções presidenciais, que agora vão ser asseguradas interinamente pela presidência da câmara baixa do Parlamento.

Depois das eleições, o candidato vencedor recebeu várias ameaças de ultra direitistas, que apelavam “à luta e à realização de atentados”.

Caso Höfer, engenheiro aeronáutico de 45 anos, vencesse, isso constituiria a primeira eleição de um chefe de Estado da União Europeia proveniente de um partido de extrema-direita.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As forças conservadoras ou de esquerda da Europa tudo tentam fazer para encobrir o avanço da extrema-direita europeia no entanto não são é capazes de encontrar o caminho certo para que os europeus não se sintam cada vez mais espoliados dos seus direitos e valores e o resultado está á vista.

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …