Vasco Vilaça e Ricardo Batista vão esperar (pelo menos) mais um dia. Já de madrugada, foi confirmada a má qualidade da água do rio.
A prova individual masculina de triatlo dos Jogos Olímpicos Paris2024, prevista para hoje, foi adiada para quarta-feira, devido à má qualidade da água do Rio Sena, onde se deve disputar o segmento de natação, anunciou a organização, depois de uma inspeção ao local às 3h30m da madrugada.
Depois de terem cancelado os dois treinos de adaptação às condições do rio, agendados para domingo e segunda-feira, a World Triathlon e os organizadores de Paris2024 decidiram esta terça-feira reagendar a prova masculina, na qual participam os portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista, para quarta-feira às 10h45 locais (09h45 em Lisboa).
“Paris2024 e a World Triathlon reiteram que a sua prioridade é a saúde dos atletas. As análises feitas hoje no Sena revelaram que os níveis da qualidade da água não dão suficientes garantias para permitir que o evento se realize”, lê-se em comunicado.
A competição masculina, que estava calendarizada para as 08h00 desta terça-feira, vai seguir-se na quarta-feira à feminina, marcada para as 08h00 locais, e na qual participam as portuguesas Melanie Santos e Maria Tomé.
“Infelizmente, eventos meteorológicos fora do nosso controlo, como a chuva que caiu em Paris em 26 e 27 de julho, podem alterar a qualidade da água e levar-nos a reagendar o evento por motivos sanitários. Apesar da melhoria dos níveis da qualidade da água nas últimas horas, as análises indicam que em alguns pontos do percurso de natação os valores ainda estão acima dos limites aceitáveis”, justificam.
Os organizadores indicam ainda que 2 de agosto se mantém como “dia de contingência, para considerações adicionais”.
Para quarta e quinta-feira, está novamente prevista chuva em Paris.
Caso a qualidade da água não melhore, a prova de triatlo pode passar a duatlo, com a eliminação do segmento de natação.
Surf também adiado
Os oitavos de final da prova de surf feminino dos Jogos Olímpicos Paris2024, que contam com a presença da portuguesa Yolanda Hopkins, foram adiados devido às más condições climatéricas, anunciou na segunda-feira a organização.
“Depois de mais de quatro horas de condições ideais em Teahupo’o, o vento começou a soprar e a chuva está a cair de lado, transformando o surf já perigoso em algo marcadamente pior e totalmente incontestável. Como resultado, a terceira ronda de surf feminino foi cancelada por hoje, antes de ter tido a oportunidade de começar”, refere uma informação divulgada no sitio oficial dos Jogos Olímpicos.
A competição devia ter começado pelas 22:48 (horas de Lisboa) de segunda-feira, com Yolanda Hopkins a enfrentar a costa-riquenha Brisa Hennessy, no oitavo e último ‘heat’ dos oitavos de final, previsto ter início pelas 03:00 de hoje.
Os oficiais farão uma chamada na terça-feira às 17:15 para informar quando é que a competição será retomada.
ZAP // Lusa