A primeira sessão de treinos de triatlo dos Jogos Olímpicos, que estava prevista para a manhã deste domingo, foi cancelada devido à poluição do rio Sena. As provas desta segunda-feira estão em risco de não acontecer.
A chuva foi intensa nos dois últimos dias e o rio Sena encheu-se de lixo.
O palco da cerimónia de abertura do Jogos Olímpicos Paris 2024 está poluído, num cenário que já era temido, ainda antes do arranque do evento.
A menos de 48 horas da prova de triatlo, a primeira sessão de treinos no rio que atravessa o coração de Paris acabou mesmo por ser cancelada.
O comité organizador dos Jogos Olímpicos, a federação internacional de Triatlo e as autoridades locais tomaram a “decisão conjunta de cancelar a parte da natação” prevista para este dominfo, porque “o nível da água não oferece garantias suficientes”, indicaram em comunicado.
“Isto deve-se à chuva que caiu em Paris em 26 e 27 de julho. Segundo as previsões meteorológicas para as próximas 48 horas, Paris2024 e a World Triathlon estão confiantes de que a qualidade da água vai regressar aos limites mínimos antes do início das provas de triatlo”, cita o Correio da Manhã.
Ainda assim, a organização disse estar confiante que as provas se realizam, pelo menos, na terça e quarta-feira.
A organização de Paris2024 já tinha admitido que a prova de triatlo poderia passar a duatlo, caso não houvesse condições para nadar no rio Sena. Assim, caía o segmento inicial de natação e mantendo-se o ciclismo e a corrida.
Portugueses “em cena”
Os triatletas portugueses Vasco Vilaça e Ricardo Batista entram em cena dia 30 de julho.
No dia seguinte é a vez de Melanie Santos e Maria Tomé participarem na prova individual feminina.
Os quatro portugueses disputam em 5 de agosto a estafeta mista.
Angélica André vai participar nas rovas de natação de águas abertas, mas só dia 8 de agosto
ZAP // Lusa