Sabia que o céu lhe diz se o verão já chegou ou não? O início desta estação do ano é marcado pela chegada de um Triângulo com estrelas muito brilhantes e muito fáceis de identificar.
Consegue ver um triângulo de estrelas brilhantes no céu, quando, de noite, está virado para leste? É a chegada do verão.
Nesta altura do ano, um grupo de estrelas chamado Triângulo de Verão sobe acima do horizonte, formando um vasto e simples arranjo de três estrelas muito brilhantes mas muito diferentes.
Como explica a LiveScience, o Triângulo de verão não é uma constelação, mas sim um asterismo – um padrão simples formado por estrelas de constelações oficiais – e inclui uma estrela brilhante de cada uma das três constelações: Vega na constelação de Lyra, Deneb em Cygnus e Altair em Aquila.
A presença desse triângulo no céu noturno indica o início do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul, onde é conhecido como Triângulo de Inverno.
A primeira estrela a aparecer no leste após o pôr-do-sol é Vega, uma das mais famosas e brilhantes do céu noturno, situada a “apenas” 25 anos-luz do sistema solar.
Abaixo e à direita de Vega, encontra-se Altair, a 12ª estrela mais brilhante do céu, localizada a 17 anos-luz da Terra.
Deneb é a terceira estrela do Triângulo de Verão e é visível à esquerda de Vega. Como nota a LiveScience, é a 19ª estrela mais brilhante do céu noturno, mas está muito mais longe do que Vega e Altair, a 2600 anos-luz de distância. Deneb é uma das estrelas mais longínquas que podem ser vistas a olho nu.
A cada noite, ao longo do verão, o Triângulo vai subindo mais alto no céu.
Outro facto curioso é que o Triângulo de Verão é um bom ponto de referência para observar a Via Láctea em noites escuras.
Encontrar e seguir o Triângulo de Verão durante toda a estação proporciona uma oportunidade única de observar a Via Láctea, que passa através dele, de Deneb a Altair, especialmente em locais com baixa poluição luminosa.