O “trevo da sorte” está em risco de desaparecer

O famoso trevo-de-quatro-folhas está em risco de extinção. A conclusão é dos especialistas que estão a elaborar a “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”.

A flora vascular integra todas as plantas que, como este trevo, têm vasos destinados especialmente à condução da seiva para alimentar as células. A Lista está a ser elaborada desde 2016 e conta com a coordenação da Sociedade Portuguesa de Botânica e da Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação, conta o Público.

No trabalho de campo que se impõe, os investigadores constataram “uma forte regressão” do chamado “trevo da sorte”, cujo nome científico é Marsilea quadrifolia. Poluição, barragens e aumento das espécies exóticas invasoras são algumas das razões apontadas para esta regressão, que já começou no século XX.

O trevo-de-quatro-folhas foi avistado, pela última vez, perto de Peso da Régua, mas é um tipo de planta que aparece em locais sujeitos a inundações temporárias, como o rio Douro e outros grandes rios do Centro de Norte de Portugal.

O biólogo André Carapeto disse, contudo, que esta espécie aquática poderá estar “em dormência”, pois é capaz de ficar enterrada no fundo do rio “durante alguns anos”. Com origem nas antigas tradições dos povos celtas, acredita-se que encontrar uma dessas folhas é um sinal de boa sorte, especialmente se encontrado acidentalmente.

O alerta para a iminência da extinção do trevo-de-quatro-folhas não é de hoje. Já em 2004, a Câmara de Peso da Régua se mostrava preocupada e pediu financiamento destinado à preservação e monitorização da Marsilea quadrifolia, uma das plantas aquáticas mais raras da Península Ibérica.

Apesar de ter tido financiamento do Fundo de Coesão da União Europeia e do Fundo Ambiental, 2,8% dos encargos financeiros do projeto (no valor total de cerca de 400 mil euros) serão suportados pela Sociedade Portuguesa de Botânica.

Para tal, está em curso a campanha “Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha”, para que se possa apoiar uma das 25 plantas de uma lista-alvo por 12 euros cada uma, para que o projeto da lista vermelha consiga ser concluído. À escolha estão árvores, herbáceas e outras plantas de várias partes do país, todas incluídas numa das três categorias de ameaça – vulnerável, em perigo ou criticamente em perigo.

“As madrinhas e os padrinhos, além de receberem um diploma, terão o seu nome junto do da planta afilhada no portal do projeto e na publicação final em livro e na versão digital como sinal de reconhecimento pelo seu contributo”, realça Ana Francisco, bióloga e coordenadora-executiva.

A campanha já conta com o apoio de mais de 120 padrinhos. Além do apadrinhamento de plantas ameaçadas, outra forma de apoiar o trabalho destes botânicos é tornar-se sócio da Sociedade Portuguesa de Botânica.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A noticia está mal dada porque um trevo pertence à família trifolium e são normalmente com 3 folhas mas às vezes no meio desses aparecem então os verdadeiros trevos da sorte que são trevos de verdade com 4 folhas e não esta espécie aquática que nada tem haver com o trevo verdadeiro. Nos jardins do campo grande em Lisboa no meio dos trevos normais quem tiver olhos encontra facilmente trevos de 4 folhas. O motivo de dar sorte é que quem os vê são pessoas atentas e observadoras que tal como tem olhos para ver os trevos tem olhos para a vida!

RESPONDER

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …