Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos.

De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um ecossistema fluvial cheio de vida — com peixes, crocodilos, tartarugas e outros dinossauros (sobretudo predadores) — no continente africano.

As espécies foram identificadas a partir de pedaços de maxilares e dentes encontrados nas Kem Kem Beds, uma formação geológica em Marrocos cujos estratos remontam ao final do Cretáceo.



Estes pterossauros tinham uma envergadura de cerca de três a quatro metros e conseguiam apanhar as suas presas durante o voo, usando um conjunto de grandes dentes semelhantes a espigões.

“Estamos numa era de ouro para descobrir pterodáctilos. Só este ano já descobrimos três novas espécies e ainda estamos em março”, congratulou-se David Martill, investigador da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, e um dos autores do estudo publicado na revista científica Cretaceous Research.

Segundo os investigadores, estes novos fósseis vão ajudar a perceber melhor a história evolutiva de África durante o tempo dos dinossauros, que é ainda muito pouco conhecida. Certo é que estes pterossauros eram bastante semelhantes aos encontrados noutros continentes.

“Estas novas descobertas fornecem uma importante janela para o mundo dos pterossauros africanos. Sabemos muito mais sobre pterossauros de lugares como a Europa e a Ásia, portanto, descobrir novos espécimes de África é sempre emocionante”, acrescenta ainda Nizar Ibrahim, da Universidade de Detroit Mercy, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …