Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos.

De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um ecossistema fluvial cheio de vida — com peixes, crocodilos, tartarugas e outros dinossauros (sobretudo predadores) — no continente africano.

As espécies foram identificadas a partir de pedaços de maxilares e dentes encontrados nas Kem Kem Beds, uma formação geológica em Marrocos cujos estratos remontam ao final do Cretáceo.

Estes pterossauros tinham uma envergadura de cerca de três a quatro metros e conseguiam apanhar as suas presas durante o voo, usando um conjunto de grandes dentes semelhantes a espigões.

“Estamos numa era de ouro para descobrir pterodáctilos. Só este ano já descobrimos três novas espécies e ainda estamos em março”, congratulou-se David Martill, investigador da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, e um dos autores do estudo publicado na revista científica Cretaceous Research.

Segundo os investigadores, estes novos fósseis vão ajudar a perceber melhor a história evolutiva de África durante o tempo dos dinossauros, que é ainda muito pouco conhecida. Certo é que estes pterossauros eram bastante semelhantes aos encontrados noutros continentes.

“Estas novas descobertas fornecem uma importante janela para o mundo dos pterossauros africanos. Sabemos muito mais sobre pterossauros de lugares como a Europa e a Ásia, portanto, descobrir novos espécimes de África é sempre emocionante”, acrescenta ainda Nizar Ibrahim, da Universidade de Detroit Mercy, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …

Tem 15 anos e é o "coração de leão". Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como "coração de leão", transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias. Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, …

Açores considerados "um dos destinos mais seguros na Europa" em 2020

Os Açores são um dos destinos mais seguros da Europa em 2020. A distinção tem por base as medidas de segurança sanitárias, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde. Os Açores …

Benfica 0 - 0 Tondela | Muro amarelo trava liderança da "águia"

Uma espécie de empate com sabor a derrota. Menos de 24 horas após o desaire do FC Porto ante o Famalicão por 2-1, o Benfica não foi além de um nulo na recepção desta quinta-feira …

Premier League aprova cinco substituições

A Premier League aprovou, esta quinta-feira, as cinco substituições por jogo até final da presente temporada, assim como o aumento do número de jogadores no banco de suplentes, de sete para nove. Os clubes da Liga …