Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos.

De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um ecossistema fluvial cheio de vida — com peixes, crocodilos, tartarugas e outros dinossauros (sobretudo predadores) — no continente africano.

As espécies foram identificadas a partir de pedaços de maxilares e dentes encontrados nas Kem Kem Beds, uma formação geológica em Marrocos cujos estratos remontam ao final do Cretáceo.

Estes pterossauros tinham uma envergadura de cerca de três a quatro metros e conseguiam apanhar as suas presas durante o voo, usando um conjunto de grandes dentes semelhantes a espigões.

“Estamos numa era de ouro para descobrir pterodáctilos. Só este ano já descobrimos três novas espécies e ainda estamos em março”, congratulou-se David Martill, investigador da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, e um dos autores do estudo publicado na revista científica Cretaceous Research.

Segundo os investigadores, estes novos fósseis vão ajudar a perceber melhor a história evolutiva de África durante o tempo dos dinossauros, que é ainda muito pouco conhecida. Certo é que estes pterossauros eram bastante semelhantes aos encontrados noutros continentes.

“Estas novas descobertas fornecem uma importante janela para o mundo dos pterossauros africanos. Sabemos muito mais sobre pterossauros de lugares como a Europa e a Ásia, portanto, descobrir novos espécimes de África é sempre emocionante”, acrescenta ainda Nizar Ibrahim, da Universidade de Detroit Mercy, nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19. PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham …

Itália abre circulação interna e fronteiras no espaço Schengen

Itália permite, a partir desta quarta-feira, a livre circulação entre as suas regiões e abre as fronteiras com o resto da União Europeia, depois de três meses encerradas devido à pandemia de covid-19. “Hoje parece uma …

Brasil e Estados Unidos voltam a registar mais de mil mortes em 24 horas

Brasil e Estados Unidos voltaram a registar mais de mil mortes na sequência da covid-19 em 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde. O Brasil voltou esta terça-feira a ultrapassar a barreira das mil mortes diárias …