/

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos.

De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um ecossistema fluvial cheio de vida — com peixes, crocodilos, tartarugas e outros dinossauros (sobretudo predadores) — no continente africano.

As espécies foram identificadas a partir de pedaços de maxilares e dentes encontrados nas Kem Kem Beds, uma formação geológica em Marrocos cujos estratos remontam ao final do Cretáceo.

Estes pterossauros tinham uma envergadura de cerca de três a quatro metros e conseguiam apanhar as suas presas durante o voo, usando um conjunto de grandes dentes semelhantes a espigões.

“Estamos numa era de ouro para descobrir pterodáctilos. Só este ano já descobrimos três novas espécies e ainda estamos em março”, congratulou-se David Martill, investigador da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, e um dos autores do estudo publicado na revista científica Cretaceous Research.

Segundo os investigadores, estes novos fósseis vão ajudar a perceber melhor a história evolutiva de África durante o tempo dos dinossauros, que é ainda muito pouco conhecida. Certo é que estes pterossauros eram bastante semelhantes aos encontrados noutros continentes.

“Estas novas descobertas fornecem uma importante janela para o mundo dos pterossauros africanos. Sabemos muito mais sobre pterossauros de lugares como a Europa e a Ásia, portanto, descobrir novos espécimes de África é sempre emocionante”, acrescenta ainda Nizar Ibrahim, da Universidade de Detroit Mercy, nos Estados Unidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.