//

Três ministros do governo francês apresentaram demissão

Etienne Laurent / EPA

A ministra dos Assuntos Europeus, o Secretário de Estado para Assuntos Digitais e o porta-voz do Governo apresentaram a demissão do Governo francês para se lançarem nas próximas campanhas eleitorais.

A responsável dos Assuntos Europeus, Nathalie Loiseau, será a cabeça de lista do partido presidencial La République en Marche (LREM) para as eleições europeias do próximo mês de maio.

Entre os nomes indigitados para substituir Loiseau na pasta dos Assuntos Europeus, está o de Clément Beaune. Com 37 anos de idade, Beaune é atualmente conselheiro de Emmanuel Macron para a Europa e o G20.

Segundo o porta-voz do governo, Benjamin Griveaux, a substituição de Nathalie Loiseau não foi abordada durante o Conselho de Ministros.

Benjamin Griveaux, porta-voz do governo, e Mounir Mahjoubi, responsável pelos Assuntos Digitais, preparam-se para disputarem entre si a candidatura pelo partido do Presidente Emmanuel Macron nas eleições municipais de 2020, em Paris.

Recorrendo a uma ambiguidade linguística, Benjamin Griveaux, afirmou no decurso do Conselho de Ministros, que anunciaria a sua demissão durante a primavera que vai até ao dia 21 de Junho. Paralelamente, prepara nos bastidores a sua candidatura às autárquicas de Paris.

Os nomes dos ministros que irão substituir os três dirigentes ainda não foram anunciados, mas fontes governamentais garantem que os novos governantes serão anunciados até sexta-feira, após o regresso do primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, do Qatar.

A última remodelação no seio do governo francês, ocorreu em 16 de outubro de 2018 na sequência da demissão do então ministro do Interior, Gérard Collomb. Oito pastas ministeriais foram substituídas,na referida data.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.