Três migrantes detidos no Algarve após embarcação ser encontrada em praia

amn.pt

As autoridades detiveram, esta segunda-feira, em Vila Real de Santo António, no Algarve, três pessoas que alegadamente desembarcaram de forma ilegal numa praia do concelho.

Inicialmente, uma patrulha da Polícia Marítima (PM) “localizou, cerca das 08h10 de segunda-feira, na praia de Santo António”, uma “embarcação abandonada”, tendo de imediato sido realizadas “buscas nas imediações para ver se havia alguém que pudesse ser relacionado com a embarcação”, mas sem resultados, disse o capitão do porto algarvio, Rui Vasconcelos Duarte, à agência Lusa.

As buscas incluíram a praia e a mata nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António, mas como não foi possível detetar ninguém, a ocorrência foi “comunicada às restantes autoridades, à GNR, à PSP e ao SEF”, precisou a mesma fonte.

Questionado sobre se houve suspeitas iniciais de que a embarcação poderia estar relacionada com tráfico de droga ou imigração ilegal, Vasconcelos Duarte respondeu que o “caso está a ser investigado” e que a participação da PM ficou concluída com a comunicação da ocorrência às restantes autoridades.

Os três elementos “foram depois detidos pela PSP”, mas “não há informações claras” que indiquem que chegaram mesmo à praia naquela embarcação, nem se tiveram a companhia de outras pessoas, disse à Lusa fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

A mesma fonte esclareceu que os três detidos serão presentes a tribunal, durante a tarde desta terça-feira. Segundo a rádio Renascença, os três homens têm nacionalidade marroquina e, ainda de acordo com o Correio da Manhã, a embarcação terá transportado mesmo 16 marroquinos ilegais, o que significa que ainda existem 13 pessoas em fuga.

Caso se confirme tratar-se de imigração ilegal proveniente do Norte de África, este foi o sétimo desembarque na costa algarvia desde o final de 2019. O último tinha-se dado a 15 de setembro de 2020, quando as autoridades intercetaram um grupo de migrantes que desembarcou ilegalmente na ilha Deserta, em Faro, e se colocou em fuga de seguida.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …