Tremer de frio queima tanta gordura como fazer exercício

jquiz / Flickr

-

Pode parecer estranho, mas o inverno é a melhor estação para perder alguns quilos sem precisar de ir ao ginásio. Segundo um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, tremer de frio por uns 15 minutos pode queimar tanta gordura como fazer uma hora de exercício. 

Os resultados mostram que tremer de frio ou correr na passadeira do ginásio durante uma hora são produzidas as mesmas quantidades de hormonas que estimulam a transformação da gordura branca (“gordura má”), em gordura castanha (“gordura boa”).

O cientista australiano e coordenador do estudo Paul Lee, do Instituto de Investigação Médica Garvan, em Sydney, explica no artigo que o tecido humano é constituído por duas espécies de gordura. A branca tem a função de armazenar energia, enquanto a castanha é responsável por produzir calor corporal, ou seja, ajuda a queimar calorias.

Quando as pessoas sentem frio, ativam a gordura castanha, que queima energia no corpo para poder aquecê-lo. “Quando essa energia é insuficiente, o músculo contrai.se mecanicamente, ou treme, na tentativa de produzir calor”, explica Lee.

Homem a andar de bicicleta ao frio e com neve

Seja a tremer de frio ou a fazer exercício, as quantidades das hormonas irisina (produzida pelos músculos) e FGF21 (produzida pela gordura castanha) sobem. Estas hormonas são as responsáveis por ajudar a transformar a “gordura má” em “gordura boa” no organismo.

A transformação da “gordura branca” em “gordura castanha”, de acordo com o estudo, ajuda a proteger contra diabetes, obesidade e doenças no fígado.

Experiências

Para estudar este fenómeno, os cientistas mantiveram os voluntários sob temperaturas entre os 12ºC e 18ºC. As pessoas começaram a tremer entre os 16ºC e 14ºC.

Foram recolhidas amostras de sangue para analisar os níveis das hormonas, e instalados dispositivos sensoriais na pele para registar a atividade elétrica muscular.

“Descobrimos que andar de bicicleta durante uma hora em ritmo moderado produziu a mesma quantidade de irisina que tremer durante 10 a 15 minutos”, informou Lee no artigo.

O estudo, que foi financiado pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), reforça o papel importante do frio para a ativação da “gordura boa”.

A gordura castanha desenvolveu-se nos seres humanos como uma ferramenta de defesa para se protegerem das baixas temperaturas da Terra nos primórdios da evolução. Os animais que hibernam e os bebés recém-nascidos, que são incapazes de se proteger sozinhos do frio, possuem maiores quantidades de células de gordura castanha.

Da próxima vez que estiver a tremer de frio, não se queixe – pense antes nas horas de ginásio que estará a economizar. Afinal, não é preciso suar para perder peso.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …