Tremer de frio queima tanta gordura como fazer exercício

jquiz / Flickr

-

Pode parecer estranho, mas o inverno é a melhor estação para perder alguns quilos sem precisar de ir ao ginásio. Segundo um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, tremer de frio por uns 15 minutos pode queimar tanta gordura como fazer uma hora de exercício. 

Os resultados mostram que tremer de frio ou correr na passadeira do ginásio durante uma hora são produzidas as mesmas quantidades de hormonas que estimulam a transformação da gordura branca (“gordura má”), em gordura castanha (“gordura boa”).

O cientista australiano e coordenador do estudo Paul Lee, do Instituto de Investigação Médica Garvan, em Sydney, explica no artigo que o tecido humano é constituído por duas espécies de gordura. A branca tem a função de armazenar energia, enquanto a castanha é responsável por produzir calor corporal, ou seja, ajuda a queimar calorias.

Quando as pessoas sentem frio, ativam a gordura castanha, que queima energia no corpo para poder aquecê-lo. “Quando essa energia é insuficiente, o músculo contrai.se mecanicamente, ou treme, na tentativa de produzir calor”, explica Lee.

Homem a andar de bicicleta ao frio e com neve

Seja a tremer de frio ou a fazer exercício, as quantidades das hormonas irisina (produzida pelos músculos) e FGF21 (produzida pela gordura castanha) sobem. Estas hormonas são as responsáveis por ajudar a transformar a “gordura má” em “gordura boa” no organismo.

A transformação da “gordura branca” em “gordura castanha”, de acordo com o estudo, ajuda a proteger contra diabetes, obesidade e doenças no fígado.

Experiências

Para estudar este fenómeno, os cientistas mantiveram os voluntários sob temperaturas entre os 12ºC e 18ºC. As pessoas começaram a tremer entre os 16ºC e 14ºC.

Foram recolhidas amostras de sangue para analisar os níveis das hormonas, e instalados dispositivos sensoriais na pele para registar a atividade elétrica muscular.

“Descobrimos que andar de bicicleta durante uma hora em ritmo moderado produziu a mesma quantidade de irisina que tremer durante 10 a 15 minutos”, informou Lee no artigo.

O estudo, que foi financiado pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), reforça o papel importante do frio para a ativação da “gordura boa”.

A gordura castanha desenvolveu-se nos seres humanos como uma ferramenta de defesa para se protegerem das baixas temperaturas da Terra nos primórdios da evolução. Os animais que hibernam e os bebés recém-nascidos, que são incapazes de se proteger sozinhos do frio, possuem maiores quantidades de células de gordura castanha.

Da próxima vez que estiver a tremer de frio, não se queixe – pense antes nas horas de ginásio que estará a economizar. Afinal, não é preciso suar para perder peso.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …