Tremer de frio queima tanta gordura como fazer exercício

jquiz / Flickr

-

Pode parecer estranho, mas o inverno é a melhor estação para perder alguns quilos sem precisar de ir ao ginásio. Segundo um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, tremer de frio por uns 15 minutos pode queimar tanta gordura como fazer uma hora de exercício. 

Os resultados mostram que tremer de frio ou correr na passadeira do ginásio durante uma hora são produzidas as mesmas quantidades de hormonas que estimulam a transformação da gordura branca (“gordura má”), em gordura castanha (“gordura boa”).

O cientista australiano e coordenador do estudo Paul Lee, do Instituto de Investigação Médica Garvan, em Sydney, explica no artigo que o tecido humano é constituído por duas espécies de gordura. A branca tem a função de armazenar energia, enquanto a castanha é responsável por produzir calor corporal, ou seja, ajuda a queimar calorias.

Quando as pessoas sentem frio, ativam a gordura castanha, que queima energia no corpo para poder aquecê-lo. “Quando essa energia é insuficiente, o músculo contrai.se mecanicamente, ou treme, na tentativa de produzir calor”, explica Lee.

Homem a andar de bicicleta ao frio e com neve

Seja a tremer de frio ou a fazer exercício, as quantidades das hormonas irisina (produzida pelos músculos) e FGF21 (produzida pela gordura castanha) sobem. Estas hormonas são as responsáveis por ajudar a transformar a “gordura má” em “gordura boa” no organismo.

A transformação da “gordura branca” em “gordura castanha”, de acordo com o estudo, ajuda a proteger contra diabetes, obesidade e doenças no fígado.

Experiências

Para estudar este fenómeno, os cientistas mantiveram os voluntários sob temperaturas entre os 12ºC e 18ºC. As pessoas começaram a tremer entre os 16ºC e 14ºC.

Foram recolhidas amostras de sangue para analisar os níveis das hormonas, e instalados dispositivos sensoriais na pele para registar a atividade elétrica muscular.

“Descobrimos que andar de bicicleta durante uma hora em ritmo moderado produziu a mesma quantidade de irisina que tremer durante 10 a 15 minutos”, informou Lee no artigo.

O estudo, que foi financiado pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), reforça o papel importante do frio para a ativação da “gordura boa”.

A gordura castanha desenvolveu-se nos seres humanos como uma ferramenta de defesa para se protegerem das baixas temperaturas da Terra nos primórdios da evolução. Os animais que hibernam e os bebés recém-nascidos, que são incapazes de se proteger sozinhos do frio, possuem maiores quantidades de células de gordura castanha.

Da próxima vez que estiver a tremer de frio, não se queixe – pense antes nas horas de ginásio que estará a economizar. Afinal, não é preciso suar para perder peso.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …