Tremer de frio queima tanta gordura como fazer exercício

jquiz / Flickr

-

Pode parecer estranho, mas o inverno é a melhor estação para perder alguns quilos sem precisar de ir ao ginásio. Segundo um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, tremer de frio por uns 15 minutos pode queimar tanta gordura como fazer uma hora de exercício. 

Os resultados mostram que tremer de frio ou correr na passadeira do ginásio durante uma hora são produzidas as mesmas quantidades de hormonas que estimulam a transformação da gordura branca (“gordura má”), em gordura castanha (“gordura boa”).

O cientista australiano e coordenador do estudo Paul Lee, do Instituto de Investigação Médica Garvan, em Sydney, explica no artigo que o tecido humano é constituído por duas espécies de gordura. A branca tem a função de armazenar energia, enquanto a castanha é responsável por produzir calor corporal, ou seja, ajuda a queimar calorias.

Quando as pessoas sentem frio, ativam a gordura castanha, que queima energia no corpo para poder aquecê-lo. “Quando essa energia é insuficiente, o músculo contrai.se mecanicamente, ou treme, na tentativa de produzir calor”, explica Lee.

Homem a andar de bicicleta ao frio e com neve

Seja a tremer de frio ou a fazer exercício, as quantidades das hormonas irisina (produzida pelos músculos) e FGF21 (produzida pela gordura castanha) sobem. Estas hormonas são as responsáveis por ajudar a transformar a “gordura má” em “gordura boa” no organismo.

A transformação da “gordura branca” em “gordura castanha”, de acordo com o estudo, ajuda a proteger contra diabetes, obesidade e doenças no fígado.

Experiências

Para estudar este fenómeno, os cientistas mantiveram os voluntários sob temperaturas entre os 12ºC e 18ºC. As pessoas começaram a tremer entre os 16ºC e 14ºC.

Foram recolhidas amostras de sangue para analisar os níveis das hormonas, e instalados dispositivos sensoriais na pele para registar a atividade elétrica muscular.

“Descobrimos que andar de bicicleta durante uma hora em ritmo moderado produziu a mesma quantidade de irisina que tremer durante 10 a 15 minutos”, informou Lee no artigo.

O estudo, que foi financiado pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), reforça o papel importante do frio para a ativação da “gordura boa”.

A gordura castanha desenvolveu-se nos seres humanos como uma ferramenta de defesa para se protegerem das baixas temperaturas da Terra nos primórdios da evolução. Os animais que hibernam e os bebés recém-nascidos, que são incapazes de se proteger sozinhos do frio, possuem maiores quantidades de células de gordura castanha.

Da próxima vez que estiver a tremer de frio, não se queixe – pense antes nas horas de ginásio que estará a economizar. Afinal, não é preciso suar para perder peso.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias pedem comprovativos de deslocações, mas lei não permite

As forças de segurança fizeram ações de fiscalização rodoviária para controlar a circulação nas estradas. Foram pedidos comprovativos de deslocações, embora a lei não o contemple. Com o país em estado de emergência, a quarentena é …

Bebé com menos de um ano morre de Covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de um ano morreu, nos Estados Unidos da América (EUA), vítima de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades do Estado de Illinois. A doença já provocou mais de …

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …