Tremer de frio queima tanta gordura como fazer exercício

jquiz / Flickr

-

Pode parecer estranho, mas o inverno é a melhor estação para perder alguns quilos sem precisar de ir ao ginásio. Segundo um estudo publicado na revista científica Cell Metabolism, tremer de frio por uns 15 minutos pode queimar tanta gordura como fazer uma hora de exercício. 

Os resultados mostram que tremer de frio ou correr na passadeira do ginásio durante uma hora são produzidas as mesmas quantidades de hormonas que estimulam a transformação da gordura branca (“gordura má”), em gordura castanha (“gordura boa”).

O cientista australiano e coordenador do estudo Paul Lee, do Instituto de Investigação Médica Garvan, em Sydney, explica no artigo que o tecido humano é constituído por duas espécies de gordura. A branca tem a função de armazenar energia, enquanto a castanha é responsável por produzir calor corporal, ou seja, ajuda a queimar calorias.

Quando as pessoas sentem frio, ativam a gordura castanha, que queima energia no corpo para poder aquecê-lo. “Quando essa energia é insuficiente, o músculo contrai.se mecanicamente, ou treme, na tentativa de produzir calor”, explica Lee.

Homem a andar de bicicleta ao frio e com neve

Seja a tremer de frio ou a fazer exercício, as quantidades das hormonas irisina (produzida pelos músculos) e FGF21 (produzida pela gordura castanha) sobem. Estas hormonas são as responsáveis por ajudar a transformar a “gordura má” em “gordura boa” no organismo.

A transformação da “gordura branca” em “gordura castanha”, de acordo com o estudo, ajuda a proteger contra diabetes, obesidade e doenças no fígado.

Experiências

Para estudar este fenómeno, os cientistas mantiveram os voluntários sob temperaturas entre os 12ºC e 18ºC. As pessoas começaram a tremer entre os 16ºC e 14ºC.

Foram recolhidas amostras de sangue para analisar os níveis das hormonas, e instalados dispositivos sensoriais na pele para registar a atividade elétrica muscular.

“Descobrimos que andar de bicicleta durante uma hora em ritmo moderado produziu a mesma quantidade de irisina que tremer durante 10 a 15 minutos”, informou Lee no artigo.

O estudo, que foi financiado pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), reforça o papel importante do frio para a ativação da “gordura boa”.

A gordura castanha desenvolveu-se nos seres humanos como uma ferramenta de defesa para se protegerem das baixas temperaturas da Terra nos primórdios da evolução. Os animais que hibernam e os bebés recém-nascidos, que são incapazes de se proteger sozinhos do frio, possuem maiores quantidades de células de gordura castanha.

Da próxima vez que estiver a tremer de frio, não se queixe – pense antes nas horas de ginásio que estará a economizar. Afinal, não é preciso suar para perder peso.

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.