Por que é que trememos e nos arrepiamos quando temos frio?

jquiz / Flickr

Os tremores que sentimos quando temos frio surgiram como uma resposta evolutiva que ajuda a produzir calor quando a superfície da pele arrefece.

Quando está frio, é frequente ver pessoas a tremer e arrepiadas — mas porquê? Apesar de parecerem inúteis, estes tremores têm um propósito evolutivo.

O nosso corpo precisa de manter uma temperatura média de 37 graus para não entrar em hipotermia e estes pequenos reflexos que nos fazem tremer ajudam a gerar calor. Se a superfície da pele ficar demasiado fria, os recetores da pele enviam sinais ao hipotálamo, uma estrutura no cérebro que ajuda a controlar a temperatura corporal, para que comecemos a tremer.

Estas contrações e expansões também acontecem nos músculos do maxilar, o que causa o famoso bater de dentes quando temos frio, lembra o Live Science. As contrações musculares gastam energia química e apesar de muita desta energia ser transformada em movimento, muita perde-se sob a forma de calor, o que explica este processo natural do nosso corpo.

Os tremores causados pelo frio são diferentes de outros tipos de tremores. Por exemplo, as situações perigosas ou assustadoras envolvem a reação de lutar ou fugir e a produção de adrenalina — que nos deixa num estado alerta e prontos a responder a uma ameaça e que também nos pode fazer tremer.

A hipoglicemia, ou a falta de açúcar no sangue, também leva à produção de adrenalina, o que pode causar tremores e arrepios. Os tremores por frio também são diferentes dos tremores causados pela Parkinson, já que estes são causados por uma anomalia da na área do cérebro que controla o movimento dos músculos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.