Clamídia é uma das causas de morte de coalas na Austrália. Cientistas identificaram um tratamento eficaz

Erik Veland / Wikimedia

Cientistas identificaram um tratamento eficaz, e com poucos efeitos colaterais, para ajudar coalas com clamídia, infeção sexualmente transmissível.

A clamídia, infeção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, é uma das principais causas de morte da população de coalas da Austrália.

Os antibióticos usados para tratar esta infeção em humanos também funcionam com os coalas, mas a sua taxa de sucesso varia. Além disso, alguns deles produzem efeitos colaterais que podem ser prejudiciais para estes animais, como perturbar os micróbios intestinais que lhes permitem digerir folhas de eucalipto, um dos alimentos mais comuns da sua dieta.

Mas, agora, conta o site Live Science, uma nova investigação, liderada por Elliot Grossman, estudante da Escola Veterinária Cummings, da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, identificou um antibiótico que pode controlar a infeção nestes marsupiais, e com poucos efeitos colaterais associados.

O investigador analisou 311 casos de coalas com clamídia, observando como os animais responderam aos dois antibióticos geralmente administrados aos coalas com clamídia: cloranfenicol e doxiciclina.

Quando os coalas receberam cloranfenicol, o tratamento era mais propenso a falhar. Os animais, por vezes, também tinham diarreia, infeções fúngicas, depressão, desidratação e disfunção da medula óssea, explica Grossman num comunicado.

Por outro lado, a doxiciclina revelou não só ser um tratamento mais confiável, como também produziu menos efeitos colaterais.

Em declarações ao mesmo site, um representante da universidade norte-americana declarou que os investigadores estão, neste momento, a finalizar um manuscrito sobre estes resultados. Porém, as suas conclusões já estão a fazer a diferença.

“Centenas de coalas em toda a Austrália beneficiaram desta pesquisa, que indicou que a doxiciclina é, atualmente, um antibiótico melhor para tratar coalas com clamidiose do que o cloranfenicol amplamente usado anteriormente”, destaca Rosie Booth, diretora do Australia Zoo Wildlife Hospital.

Neste hospital, na cidade de Beerwah, todos os anos, são tratados cerca de 300 a 500 coalas, sendo que 40% estão infetados com clamídia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …