Tratamento-piloto devolve movimentos a pacientes com Parkinson

Um tratamento-piloto foi capaz de devolver os movimentos a alguns pacientes diagnosticados com doença de Parkinson crónica.

Um tratamento-piloto desenvolvido por uma equipa de cientistas da Universidade de Western, em Ontário, no Canadá, foi capaz de devolver os movimentos a alguns pacientes de Parkinson.

O estudo foi apresentado no no 21º Congresso Internacional da Doença de Parkinson e dos Distúrbios do Movimento, em 2017. Segundo a BBC, o estudo sugeria que a estimulação elétrica da medula espinhal poderia aumentar a possibilidade dos pacientes de realização de atividades diárias, ao mesmo tempo que diminuía os episódios de congelamento de marcha.

Depois de testado, o tratamento fez com que alguns pacientes fossem capazes de andar livremente. À BBC, o diretor da Fundação Nacional para o Parkinson no Centro de Ciências da Saúde de London, em Ontário, Mandar Jog, afirma que os resultados do método nos paciente vão além dos seus “sonhos mais loucos”.

“A maior parte dos nossos pacientes tem a doença há 15 anos e nunca caminhou com confiança. A evolução de estarem presos em casa e de apresentarem um grande risco de quedas até conseguirem viajar ou ir ao shopping é notável”, afirmou o investigador.

Grande parte dos doentes demonstra mais dificuldades em andar à medida que a doença avança. A atividade normal de caminhar envolve uma troca de instruções entre o cérebro e as pernas. Mandar Jog acredita que a doença de Parkinson reduz os sinais que voltam ao cérebro quando a atividade está concluída, quebrando o ciclo de instruções e fazendo com que o paciente não consiga andar.

O implante desenvolvido tem como objetivo ampliar esse sinal, permitindo que o paciente ande normalmente.

“Esta é uma terapia de reabilitação completamente diferente. Nós achávamos que os problemas de movimento ocorreriam em pacientes com Parkinson porque os sinais do cérebro para as pernas não estavam a ser transmitidos, mas parece que são os sinais que deviam voltar ao cérebro que estão degradados“, explica o investigador, também docente da Universidade de Western.

A equipa de cientistas concluiu que, antes de os pacientes receberem os estímulos elétricos, as áreas que controlavam o movimento não funcionavam adequadamente. Contudo, depois de alguns meses, essas áreas pareciam restauradas. Mandar Jog mostrou-se surpreendido ao perceber que o tratamento era duradouro e que funcionava mesmo quando o implante estava desligado.

Gail Jardine foi uma das pacientes a beneficiar do tratamento. Segundo o Público, antes de receber o implante, Gail tinha vários episódios de congelamento de marcha e caía várias vezes por dia.

“Agora posso andar muito melhor. Não caio desde que comecei o tratamento e isso deu-me mais confiança. Estou ansiosa para dar mais passeios com o [marido] Stan ou talvez até fazê-lo sozinha”, conta à BBC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …