/

Transportes públicos vão ter aumento máximo de 1,14% em 2019

Os aumentos nos preços dos bilhetes dos transportes públicos poderão chegar aos 1,14% em 2019. Esta será a taxa de atualização tarifária regular para o transporte público coletivo de passageiros, a vigorar a partir de 1 de Janeiro.

O aumento dos preços nos transportes públicos a vigorar a partir de 1 de Janeiro terá como teto máximo 1,14%. Esta atualização das tarifas dos títulos de transporte acontece todos os anos, no início de cada ano civil.

De acordo com a portaria publicada em Diário da República, no dia 19 deste mês, o valor máximo é definido pela taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, nos 12 meses que decorrem entre outubro de 2017 e setembro de 2018.

Desta forma, a taxa de atualização tarifária entra em vigor no primeiro dia do ano, dizendo respeito aos serviços públicos de transporte ferroviário, rodoviário e fluvial de passageiros.

Segundo o Eco, a esta taxa podem ainda acrescer atualizações tarifárias extraordinárias determinadas pelas autoridades de transportes competentes em certas situações, como causas imprevisíveis ou necessidades de reestruturação.

No ano passado, os transportes públicos sofreram um aumento médio até 2,5%, acima da inflação. Esta foi a maior subida em cinco anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.