Transportes públicos para deputados. “António Costa vai andar de autocarro?”

6

Medidas anunciadas nesta quarta-feira já mereceram questões levantadas por uma das deputadas.

A poupança de energia chegou a Belém. A Assembleia da República anunciou 23 medidas, nesta quarta-feira, de acordo com o jornal Observador.

As novidades estão relacionadas com o Plano Nacional de Poupança de Energia 2022/2023 apresentado pelo Governo.

A iluminação da fachada do edifício já ficou desligada durante esta madrugada, a partir da meia-noite. Só a bandeira nacional fica sempre iluminada.

Quando chegar a altura das iluminações de Natal, a ordem é também apagar tudo a partir da meia-noite.

No interior, as luzes das salas de reuniões e dos gabinetes dos deputados, e o respectivo ar condicionado, têm a partir de agora de estar desligadas quando estiverem vazias. Refeitório e restaurante só serão ligados 5 minutos antes da abertura.

Ainda em relação ao ar condicionado, o máximo é 25 graus e o mínimo de 20 graus.

A Assembleia da República informou ainda que vai promover, junto dos deputados, a utilização de transportes públicos nas deslocações até ao Parlamento. Vai tentar que os deputados deixem o carro em casa.

Inês Sousa Real já reagiu a esta última sugestão, começando por comentar que os membros do PAN já têm feito isso.

Na reacção na rádio Observador, primeiro ficou um elogio: “Estas medidas procuram reduzir ao mínimo as deslocações em automóveis. Por isso, esta aposta nos transportes públicos parece-me positiva”.

Mas o PAN espera mais: “Tem de existir uma maior gratuitidade e uma maior oferta dos transportes públicos, para que possam ser verdadeiramente acessíveis”.

E ficou ainda uma dúvida em relação ao que foi transmitido aos membros do Governo: “Resta saber se este desafio que foi lançado aos deputados também vai ser lançado aos próprios membros do Governo e se vamos começar a ver o primeiro-ministro e os restantes membros do Governo a andar de transportes públicos”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

6 Comments

  1. Estou mesmo a ver que sim…
    vai ser tipo o antigo ministro do CDS que quando iniciou o mandato ia de moto para o parlamento mas depressa passou a andar de mercedes com motorista…

    Alguem acredita que um deputado da margem sul vai para o parlamento de transportes públicos? Ou que o Costa para se deslocar de Lisboa ao Porto vai de comboio?
    vou esperar sendado para não me cansar…

    Mais ação e menos sensionalismo é o que se pede aos senhores governantes…

    • O Armindo devia procurar aprofundar um pouco os assuntos que aborda. O tal deputado do CDS que refere, foi DESACONSELHADO / PROIBIDO a utilizar a tal scooter em funções de governo. E como tal, acatou. Caso contrário teria continuado a andar de scooter.

  2. Foi preciso vir uma crise para começarem a fazer o que já deveriam fazer há muitas décadas, mas paguem do vosso bolso que é o que os restantes portugueses fazem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.