Transmissões online levam cerimónias de Fátima a todo o mundo

José Gomes / Flickr

-

A Internet tem possibilitado a milhares de pessoas assistirem à distância a cerimónias realizadas no Santuário de Fátima, sendo que, depois de Portugal, a Espanha, o Brasil e a Polónia são os países que registam mais visualizações.

“As imagens da capelinha são as mais desejadas e sabemos que muita gente segue porque sempre que há uma pequena interrupção surgem dezenas de telefonemas e de emails“, disse à agência Lusa Carmo Rodeia, diretora de comunicação do Santuário de Fátima, que este ano está a comemorar o centenário das aparições.

Segundo a responsável, em 2016, “graças à existência de câmaras no presbitério, todas as grandes celebrações de maio a outubro foram transmitidas na Internet e tiveram uma enorme adesão das pessoas”. “Outros canais de televisão católicos acederam ao nosso ‘streaming’ em todo o mundo”, frisou.

Entre julho e setembro de 2016, registaram-se 403.566 visitantes únicos, ou seja, foi esse o número de endereços que acederam à página. Como um só endereço pode aceder várias vezes ao dia, o número de visitas efetivas é sempre muito superior.

Portugal, Espanha, Brasil, Polónia, Itália, Estados Unidos, França, Alemanha, México e Grã-Bretanha foram, por esta ordem, os países que registaram maior número de visitas.

A capelinha está online durante 24 horas, sendo que a câmara aí instalada apenas transmite imagens do altar.

Segundo Carmo Rodeia, “nas peregrinações aniversárias, de maio a outubro, as celebrações realizadas no recinto de oração do santuário na noite do dia 12 e na manhã do dia 13 são também transmitidas em direto”.

Em todos os domingos do verão, a missa das 11:00, celebrada no recinto de oração do santuário, tem também transmissão em direto. O terço das 18:30, recitado na capelinha das aparições, é transmitido, de segunda a sexta-feira, pela Rádio Renascença, pela rádio SIM, pelas TV e rádio Canção Nova e pela Telepace. Ao sábado e domingo, é transmitido pela rádio SIM.

“A transmissão contínua a partir da capelinha das aparições encontra-se também disponível no canal do Santuário de Fátima”, acrescentou.

A responsável referiu que, como fazia sentido que o Santuário de Fátima tivesse um conjunto de meios que “permitissem levar mais longe” as celebrações, foram realizados investimentos que tecnicamente possibilitassem as transmissões.

Há câmaras instaladas no Centro Pastoral de Paulo VI (sendo feito ‘streaming’ sempre que há congressos ou conferências promovidas pelo santuário), na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (de onde são transmitidas as celebrações das 11:00) e também no recinto de oração, concretamente no presbitério (de onde é transmitida a celebração dominical entre junho outubro).

O Santuário de Fátima pode também ser seguido através da sua página oficial no Facebook que, no final de 2016, contava com mais de 735.500 subscritores de vários países, destacando-se Portugal, Brasil, França, Itália e Estados Unidos.

“Esta página é, no contexto das páginas institucionais em Portugal, a que conta com o maior número de seguidores”, sublinhou Carmo Rodeia.

As mulheres representam 72% dos seguidores do Facebook, que, maioritariamente, têm entre 25 e 64 anos.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …