Tráfico de seres humanos está fora de controlo em Portugal

Os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) afirmam que os números oficiais sobre o tráfico de seres humanos em Portugal são “ridículos”.

No ano passado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) instaurou apenas 20 inquéritos por este crime, número que os inspetores consideram “ridículo” e um “insulto para as milhares de pessoas que todos os anos são vítimas de exploração laboral e sexual em Portugal”.

Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) do SEF, conta ao Diário de Notícias que “temos noção que há milhares de abusos, em simultâneo, todos os meses, para não dizer todos os dias”, explicando que os dados dos relatórios oficiais não correspondem à realidade portuguesa.

É desta forma que o presidente do Sindicato denuncia a falta de fiscalização desta área e a escassez de meios para prevenir e combater este crime, que está a aumentar em Portugal.

Os dados conhecidos ao longo de 2017 “mostram que a exploração laboral em zonas agrícolas, especialmente no Alentejo, está fora de controlo por falta de capacidade do SEF para fiscalizar a esmagadora maioria das herdades onde trabalhadores ilegais são vítimas de abusos”, sublinha o sindicato.

Por outro lado, “Portugal começou a ser usado como nova rota para o tráfico de crianças, sobretudo africanas: essas crianças e adolescentes são utilizadas para exploração e escravatura em países como França ou Alemanha. Portugal funciona como porta de entrada para o espaço Shengen e o destino final são países do centro da Europa”.

Os inspetor entendem que é necessário aumentar o dispositivo de modo a que a maior parte deste tráfico não continue “a escapar ao nosso controlo”. Este aumento de tráfico de seres humanos no nosso país é também confirmado ao nível da mais importante organização europeia que se dedica a este fenómeno, avança o DN.

O Grupo de Peritos em Ação Contra o Tráfico de Seres Humanos (GRETA) do Conselho da Europa coloca Portugal, no seu mais recente relatório, como um dos países onde o tráfico de seres humanos mais tem crescido e um dos cinco países europeus em que a exploração laboral supera o tráfico sexual.

O relatório dá conta de que maioria das vítimas são homens e a exploração ocorre, sobretudo, na agricultura, hotelaria e pescas. Portugal surge também no cimo da lista de países com mais desaparecimento de crianças.

Questionado pelo jornal, o SEF não reconhece a necessidade de mais recursos e refere que “ao longo de 2017 foram realizadas várias ações de fiscalização em locais conotados com a eventual exploração”. Além disso, segundo o SEF, foram “sinalizadas” 67 vítimas e constituídos 20 arguidos pelo crime de tráfico de pessoas.

O Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) realiza a 27 de abril, em Lisboa, a conferência “Tráfico de seres humanos – o SEF e a luta contra o tráfico de pessoas”.

A escolha do tema prende-se com a “subida assustadora, nos últimos anos, do tráfico de seres humanos na Europa, nomeadamente em Portugal”. Segundo o sindicalista Acácio Pereira, o tráfico de seres humanos é a “moderna escravatura” e constitui um crime que “tem de ser melhor combatido”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é o resultado das politicas anti-patriotas da esquerda e extrema esquerda que nos governa!Toda a porcaria entra em Portugal…Esquerda a governar nunca mais!!

  2. Neste país anda TUDO fora de control, então quando lá estão os PS é que anda tudo sem rei nem roque… a filosofia dos PS é quem vier a seguir que se amanhe. No final quem se LIXA SEMPRE é o POVO…

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …