/

Morte, prisão ou igreja. Como os traficantes de droga que se tornaram evangélicos estão a salvar criminosos

21

Junius / Wikimedia

Favela Acari

No Brasil, um país que se carateriza por ser essencialmente católico, um estudo da Data Folha divulgou que a percentagem de evangélicos cresceu de 10%, em 1994, para 29%, em 2016. O facto da religião ser cada vez mais vista como o caminho da salvação para muitos traficantes de droga pode justificar os números.

O estudo da empresa de estatística revelou ainda que desses 29%, mais de metade dos crentes são provenientes de famílias de classe baixa.

Em comunidades onde há poucas oportunidades para uma vida melhor, os pastores evangélicos dão acesso a um sistema de apoio e a uma alternativa ao crime.

Um dos bairros mais pobres do Rio de Janeiro, Acari, ficou em terceiro lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da cidade, uma estatística usada pela ONU para medir o desenvolvimento socioeconómico.

O envolvimento no mundo do tráfico de droga é um dos grandes problemas da população, mas há quem tente procurar um caminho melhor. São cada vez mais os criminosos que procuram a ajuda da igreja evangélica e acabam por se tornar pastores.

O acesso aos bairros – conhecidos como favelas – é também facilitado pelos gangues locais que ajudam na saída dos traficantes deste mundo, caso optem por uma vida religiosa, já que esta é vista como a salvação.

William Souza fundou a igreja evangélica “Comunidade para Restaurar Vidas” há nove anos e tornou-se parte do crescimento da fé evangélica no Brasil.

Um dos membros da igreja de William, o pastor Carlos Eduardo Gomes Oliveira, foi um dos casos em que a igreja acabou por ajudar a encontrar um novo rumo.

O brasileiro de 38 anos iniciou o seu percurso no tráfico de drogas quando tinha apenas 12 anos. Carlos ganhava bastante dinheiro a embalar e distribuir droga, mas decidiu desistir há sete anos, altura em que um polícia assassinou um dos membros do seu gangue durante uma operação.

Após a morte do amigo de Carlos, William começou a fazer-lhe visitas, acabando por convencê-lo a aderir à fé evangélica.

Desta forma, William tem conseguido reunir cada vez mais adeptos para a sua igreja, mas os esforços ainda são insignificantes, comparados com o sofisticado circuito de conversão que está ativo a milhares de quilómetros de distância, no estado do Acre, no noroeste da Amazónia.

“O nosso trabalho é salvar almas”

Na capital Rio Branco, a Equipa 91 – um grupo de 70 ex-criminosos que se tornaram pastores evangélicos – tem vindo a “resgatar” pessoas desde 2012. O grupo leva o nome do salmo 91 da Bíblia que promete que o Senhor irá promover a salvação de “pestilência mortal”.

“O nosso trabalho é salvar almas”, frisa Francisco Ferreira da Conceição, um dos principais líderes da Equipa 91, conhecido na cidade como Ferreirinha.

Ferreirinha conta à VICE que os chefes dos gangues locais facilitam o processo de contacto com os criminosos pois sabem que a maioria das carreiras criminais termina em uma de duas maneiras: morte ou prisão.

No entanto, graças ao pacto que a Equipa 91 estabeleceu com os traficantes locais, foi criada uma terceira via, através da adesão à fé evangélica.

“Os barões do tráfico sabem que eventualmente serão forçados a deixar o mundo do crime, por isso respeitam-nos, pois sabem que somos a única saída, caso um dia precisem”, explica o pastor.

Há quatro anos, Ferreirinha comandava o B13, um gangue de destaque no Acre. Depois de passar 30 anos no negócio das drogas e entrar e sair da prisão 25 vezes, o brasileiro decidiu pôr fim à sua caminhada no mundo do crime. Agora, dedica-se a inspirar outras pessoas que passam pela mesma situação.

Atualmente, dos 40 líderes religiosos que visitam as prisões do Acre, 30 são pastores evangélicos.

Há 6.130 presos no sistema penitenciário do Estado do Acre, mas todos aqueles que ”abraçam Deus” podem enviar um pedido por escrito para serem transferidos para uma secção separada apenas para presidiários religiosos.

De acordo com a VICE, a Equipa 91 criou uma iniciativa em parceria com o Governo brasileiro que lhes permite realizar missas e fazer círculos de oração com os presidiários dentro das prisões e fornece ainda um sistema de apoio para os que são libertados.

Ana Isabel Moura, ZAP //

21 Comments

  1. Oh sim… os criminosos, com a ajuda dos vigaristas profissionais das igrejas, vão longe… aliás, o resultado disso está à bem vista no dia-a-dia do Brasil!…

    • Acho piada e que vejo aqui muitos a criticar quando nem orar oram. Mas criticam os que estão a fazer o bem… vcs já pensaram antes de serem maus e negativos em vez de criticarem os outros tentarem fazer algo de bom para mudarem a vossa vida?? Que tal começarem a orar??? Não, é mais facil se criticar os outros não é???

      • Criticar foi precisamente o que tu acabaste de fazer!…
        Essas tretas do “orar”, etc, continuam a dar o mesmo resultado em 2021 que deram em 1521 (há 500 anos atrás): obscurantismo e miséria!!

    • E estão interligados.. os traficantes (e criminosos em geral) são muito religiosos e são dos que mais contribuem para enriquecer as igrejas e os pastores!….

  2. Brasil em “religiões” e feitiçarias parece ser forte, melhor dizendo em inventores de religiões, talvez herança das várias tribos africanas de que muito são originários e onde a ignorância abunda.

    • A herança religiosa dos escravos negros é o Candomblé, uma religião afro-brasileira. Os seus adeptos são perseguidos pelos evangélicos neopentecostais, IUR e UNIVERSAL que lhes incendeiam os terreiros. Não sabe, não invente.

      • Não estou a inventar, você possivelmente nem África conhece e muito menos as quantidades e variedades de tribos e costumes, ou imaginará que no Brasil com toda a sua extensão só existe uma variedade tribal ou religiosa importada de África, mesmo as outras que refere quais as suas verdadeiras origens?

    • Estas são mesmo herança europeia, inspiradas na maior (e mais rica) agência de propaganda do mundo: a “Santa Igreja”!!

      • Europeia, islâmica e não só, estas são as antigas, depois temos talvez o Brasil como o maior inspirador de religiões ou seitas inventadas por grupos cuja finalidade é bem conhecida pelos mais atentos, mas que atraem muitos patetas e pior do que isso, ainda se conseguem infiltrar noutros países como é o nosso caso.

      • As religiões/seitas são todas inventadas por alguém… já dizia o “outro”: “quando o primeiro charlatão encontrou o primeiro otário, nasceu a primeira religião”!
        Seitas brasileiras de inspiração islâmica desconheço; as que conheço são claramente inspiração do cristianismo europeu e, que os Edir Macedo’s brasileiros levaram para outro nível – até para África/Angola foram vender as “tretas divinas” aos desgraçados dos angolanos, como se eles não tivessem já problemas suficientes!…

      • Tem razão, mas o que me revolta ainda mais são os governos que permitem a entrada de toda essa charlatanice nos seus países para aumentar rivalidades e guerras.

      • O problema é que, ao haver liberdade para uma igreja, há para todas e, depois é ver essas máfias a crescer e a espalhar-se como cogumelos por todo o lado – aproveitando-se sobretudo dos mais pobres/mais incultos!…
        Videntes, bruxos, astrólogos, cartomantes, homeopatas, acupunctores, etc, etc, seguem o mesmo filão… e, resultado é isto:
        “Megaigrejas continuam abertas e dizem que fé cura coronavírus”
        ole.uff.br, 08/Maio/2020
        .
        “Desde 2010, uma nova organização religiosa surge por hora”
        “A facilidade para a abertura de novas igrejas, o fortalecimento do movimento neopentecostal e efeitos da situação econômica são apontados como motivos”
        oglobo.globo.com, 26/03/2017
        .
        “São Paulo ganha 2 433 novas igrejas em 25 anos com expansão evangélica”
        “Igreja Católica mantém-se como a maior detentora individual de templos.”
        DN, 07 Setembro 2019

  3. A religião é a base da sociedade e dos bons costumes.
    Consola e conforta.
    Em tempos de crise foi a religião que ajudou a salvar muitos.

    Antigamente quando se viajava muitos lugares “religiosos” dava guarida e refugio a pessoas pra não ficar ao relento.

    Sem o auxilio da religião muitos nem existiriam.
    No natal na guerra mundial os 2 lados fizeram uma trégua, graças a religião.

    Todas as canções são semelhantes graças ao auxílio da religião.

    E deve ser respeitada independente de qual seja.

    A maioria prega o amor e respeito ao próximo.
    Que é o que muitos precisam e principalmente consolo as famílias.

    O que Deus nos dá de graça deveríamos dar de graça.. Mas o homem é ganancioso e não se conten

    • Amanda, a ideologia do amor e da bondade tem muitos factores positivos, concordo, seja qual for a religião, mas depois temos o fanatismo religioso, que é a causa da maioria das guerras actuais que tantas mortes causou e continuará a causar. Enquanto não houver respeito entre todas as religiões (que nunca vai haver) terá sempre ideologia e fanatismo… não há uma sem a outra.

    • “A religião é a base da sociedade e dos bons costumes.”
      Hahahahaaa… piada do dia!!
      Por isso é que os países mais desenvolvidos (Dinamarca, Suécia, etc) são os menos religiosos do mundo, e, os dois maiores países cristãos do mundo (Brasil e México) são o que se sabe – dos mais violentos e com mais criminalidade do mundo!!
      São autênticos paraísos na Terra e, em grande parte, devido à religião!…

      • Eu tenho pena de ti que es uma pessoa triste e nao sabes o que falas… que Deus te perdoe pelas tuas palavras!! Não és obrigado a teres fé nem a acreditares em Deus concordo, mas agora nao podes e querer tirar a fé aos outros e fazeres com que os outros tambem nao acreditem em Deus! Nem todas as religiões são pessoas que se aproveitam das outras. Todas aquelas que pedem o dízimo sim sao como a igreja universal etc. Agora ha muitas boas igrejas que nos ajudam e são boas. Nao podemos por tudo no mesmo saco! Assim como ha pessoas boas e pessoas más em todos os países! E isto que está ha haver no brasil dos criminosos estarem a encontrar um caminho novo o da igreja e muito bom e positivo. Graças a Deus o corona vírus lhes ensinou algo de bom! E sim a Fé pode nos curar do corona virus sim! Acredita quem quer! Eu tive as portas da morte e foi a Fé que me salvou! Vcs todos que nao acreditam e não têm fé o vosso caminho um dia poderá ser muito escuro pensem nisso… a fé e o amor é o unico caminho!

      • “E sim a Fé pode nos curar do corona virus sim! Acredita quem quer!”
        “Eu tive as portas da morte e foi a Fé que me salvou!”
        Enfim… palavras para quê?!
        Com fanáticos religiosos o resultado é sempre assim… tu viste a luz e falas com seres imaginários (que até curam o corona vírus!) e eu é que sou uma “pessoa triste”!…
        Lindo…
        Eu não te quero tirar nada – podes ter a fé a acreditar nos deuses que quiseres – até podes acreditar na fada dos dentes ou no Pai Natal!…
        Quando estiveres doente espero não vás ocupar os hospitais com os teus problemas – cura-te através da fé e, se não resultar, paciência – certamente que foi Deus que assim quis!!

  4. Quem conhece o contexto das favelas e do tráfico brasileiro, vai entender que é um verdadeiro milagre traficantes mudarem de vida, e saírem do tráfico. A a média de vida do traficante é 20 anos e Graças a fé e o amor de Deus estão trocando a morte pela vida. Entendam: a igreja é só o veículo, o instrumento, quem conhece a Jesus e a palavra de Deus está livre para viver o amor a Deus e ao próximo onde estiver.

    • Que sonho tão bonito… por isso é que, os países onde mais se fala de Deus, são os mais violentos e os que tem mais guerras e problemas!…
      Deviam perder menos tempo a “falar’ com deuses e mais tempo a falar com pessoas e assim talvez a vida possa melhorar!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.