Antiga tradição azteca pode ajudar a alimentar as megacidades do futuro

A solução para aquele que pode ser um dos nosso principais problemas daqui a umas décadas pode estar “escondido” nua antiga tradição azteca, de acordo com a investigação de um cientista.

A população mundial tem vindo a crescer de vento em poupa e as cidades vão continuar a albergar cada vez mais pessoas. Até 2050, a Organização das Nações Unidas calcula que vá haver 10 mil milhões de pessoas no mundo, com 68% delas a viver em áreas urbanas.

Alimentar um número tão grande de seres humanos vai ser um problema sério e os cientistas começaram já a pensar nele na eventualidade de esta cenário se vir a confirmar. Novas investigações sugerem que sejam adotadas técnicas de agricultura tradicionais que datam do tempo da civilização Azteca.

Chinampa é um tipo de canteiro flutuante construído em madeira, que pode ser a solução para os problemas relacionados com a nossa alimentação. Com uma elevada produtividade, precisam de pouca água para se sustentarem. Esta premissa será fundamental numa altura em que será necessário alimentar um grande número de pessoas e a quantidade de água disponível será menor.

Emmanuel Eslava / Wikimedia

Exemplo de uma chinampa nos dias de hoje.

Roland Ebel, um dos cientistas que se dedicou ao estudo destas técnicas, passou 11 anos no México a observar a agricultura mesoamericana. Depois de espalhar o conhecimento aprendido na América do Sul nos Estados Unidos, o investigador ficou surpreendido ao notar que as chinampas eram pouco conhecidas na comunidade científica.

O seu estudo de Roland Ebel foi publicado em setembro na revista científica HortTechnology.

De acordo com o New Atlas, com as rotações certas de colheitas, as chinampas podem dar sete colheitas por ano. Apesar de terem sido usadas pelos Aztecas entre 1325 e 1521, as chinampas apenas são usadas num número reduzido de locais.

Além de vegetais e flores, também é possível criar animais nestes ambientes. Embora tenha um potencial enorme, os exemplos existentes atualmente ganham mais com o turismo do que com a própria agricultura. Isto porque, cada vez mais, as pessoas têm um maior interesse pelas tradições indígenas.

“Enquanto a maioria dos estrategistas enfatiza soluções de alta tecnologia, como a agricultura vertical, acho que vale a pena aprender com as conquistas dos nossos ancestrais“, defende Ebel. “Um uso restaurado de chinampas permitiria a produção intensiva de legumes frescos perto da Cidade do México, evitando as necessidades de transporte e consequências negativas na qualidade da produção e nas emissões de gases com efeito de estufa”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Não descarto a possibilidade de, para não se submeterem a seguir ensinamentos dos antigos, cientistas prefiram criar pílulas alimentícias, que, uma vez ingeridas, expandem-se e “saciam” a fome dos nossos filhos e netos 🙂

  2. Pelo andar da carruagem eu penso que as tais megacidades irão terminar num montão de escravos e esqueletos humanos; erros fatais, a continuidade do aumento da população mundial e o empilhamento da mesma em cidades onde nalgumas já se começa a nem sequer ter ar para respirar.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …